05.05.2022

Presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag recebe Medalha Militar alusiva aos 185 anos da PMAM

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de M a n a u s (CDL Manaus), Ralph Assayag, foi agraciado no dia 21, Dia de Tiradentes, com a Medalha Militar alusiva ao aniversário de 185 anos da Polícia Militar do Estado do Amazonas.

A honraria foi entregue durante solenidade realizada pela corporação no Teatro Amazonas em reconhecimento aos civis e militares que se destacaram ao promover o engrandecimento da Polícia Militar no cenário estadual e nacional.

O evento reuniu diversas autoridades como o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima; o secretário de Segurança Pública (SSP/AM), General Carlos Mansur; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Chalub; o comandante Militar da Amazônia (CMA), General de exército Achilles Furlan e o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), Érico Desterro; além do presidente e outras autoridades.

Além de Ralph Assayag, outras autoridades também foram agraciadas com medalhas Policial Militar, Tiradentes, Cândido Mariano, Mérito Policial e Medalhas de 185 anos para policiais e autoridades às quais foram entregues pelo governador Wilson Lima, acompanhado pela primeira-dama Tayane Lima, e pelo comandante- -geral da PMAM, coronel Marcos Vinícius Almeida.

O coronel Marcus Vinícius em seu discurso fez um breve resumo na história da origem da Polícia Militar.

“Ao longo desses 185 anos, nossa corporação carrega histórias de muitas lutas e superação, servir e proteger é o lema de mais de oito mil homens policiais militares que estão na ativa. Nossa missão é renovada todos os dias quando deixamos nossas casas e nossas famílias”, disse Marcus Vinicius.

Ainda com a oportunidade, o coronel salientou a interação e o trabalho do governador do estado do Amazonas que refletem na valorização da corporação.

“É evidente a forma distinta que o governador, Wilson Lima nos trata, vai desde ações, não é só entrega de equipamentos, mas, é olhar o homem e a mulher que integram a nossa instituição de maneira diferenciada. Eu tenho 28 anos de PM, e nunca um governante teve a sensibilidade de conhecer a nossa dor e isso reflete não só na forma como ele nos trata, mas na forma como ele nos valoriza”, finalizou.

Homenagem póstuma

Durante a solenidade, a PMAM entregou a medalha de 185 anos como homenagem póstuma ao cantor Zezinho Corrêa e a ex-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa.

José Maria Nunes Corrêa, mais conhecido pelo seu nome artístico, Zezinho Corrêa, natural da comunidade de Imperatriz, em Carauari, ficou conhecido nacional e internacionalmente após o sucesso “Tic Tic Tac”, na década de 1990, quando liderava a banda Carrapicho.

A epidemiologista, sanitarista e farmacêutica-bioquímica, Rosemary Costa Pinto foi formada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz – ENSP/ Fiocruz foi uma das responsáveis pela implementação da FVS-AM como órgão no Amazonas, e se tornou a primeira mulher a presidir a instituição.

TJAM

Dez magistrados do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), dentre eles, o presidente da Corte, o desembargador Domingos Jorge Chalub, foram homenageados com as Medalhas “Tiradentes” e “185 Anos da PMAM”, em reconhecimento ao apoio e relevância de serviços prestados à Polícia Militar, durante solenidade em comemoração ao aniversário de 185 anos da Polícia Militar do Estado do Amazonas, na cidade de Manaus.

Três membros do Judiciário Estadual foram agraciados com a Medalha “Tiradentes”: o desembargador Délcio Luis Santos, presidente do Sistema Permanente de Mediação e Conflitos da Corte (Sispemec/TJAM); a desembargadora Vânia Marques Marinho, coordenadora Psicossocial do TJAM; e o juiz de Direito Mauro Moraes Antony, juiz auxiliar da Presidência do Tribuna

Abono fardamento

Ainda durante a solenidade, o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima anunciou o pagamento do Abono Fardamento dos policiais militares e bombeiros, a partir de maio e irá realizar as promoções de abril das duas corporações.

As promoções vão beneficiar 464 policiais militares, entre oficiais e praças, e 209 bombeiros militares. A partir de maio, eles começam a receber os salários que correspondem à patente. O governador garantiu, ainda, que as promoções de agosto serão realizadas no mês correspondente, também para as duas corporações.

“Eu já determinei ao meu secretário da Casa Civil, juntamente com o secretário de Fazenda, para publicar o decreto do Abono Fardamento, vamos continuar pagando. Nós fizemos um acordo e vamos continuar cumprindo esse acordo. O policial vai continuar recebendo esse abono no mês do seu aniversário”, disse o governador.

O pagamento será no contracheque em parcela única. Quem faz aniversário nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril recebem o auxílio juntamente com quem faz aniversário em maio, no mês que vem.

O auxílio será no valor de R$ 3.098,47 e ajudará bombeiros e PMs na compra dos fardamentos operacional e administrativo, coturnos, boina e acessórios como cinto e coldre.

“A Polícia Civil tem uma pauta e a pauta está avançando. Nós temos uma reunião marcada na próxima quinta-feira e vamos fazer anúncios importantes também para essa categoria”, completou o governador