Not?cias

20.05.2022

Expectativa de crescimento para as vendas no Dia dos Namorados é de 4,5% em relação a 2021

Compartilhe: WhatsApp

O comércio, restaurantes e shoppings já se preparam para a data sazonal mais romântica do ano, o Dia dos Namorados. Ocasião esta que é marcada pela tradicional troca de presentes e nesse período os segmentos de vestuário; perfumaria; floricultura; chocolates; calçados, acessórios e alimentação são alguns dos mais procurados pelos apaixonados.

De acordo com a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), o Dia dos Namorados irá movimentar mais de 60 milhões de reais no comércio manauara. A expectativa de crescimento nas vendas é de 4,5% em comparação ao mesmo período de 2021, com ticket médio de aproximadamente R$ 155,00.

Segundo a pesquisa, 75% dos entrevistados vão às compras neste período. Os artigos de vestuário são os preferidos e aparecem no topo da lista de intenção de compras (15,2%); seguido de perfumaria (14,8%); produtos de beleza (10,8%); lingerie (9,4%), calçados (8,5%), flores/buquê (7,7%); almoço/jantar (7,4%); joias/relógios (6,6%); bolsas/similares (6,5%); bicho de pelúcia (4,9%); smartphone (4,2%); artigos esportivos (2,5%); eletroeletrônico (1,50%); porém, ainda tem os indecisos que ainda não sabem o que vão comprar (4,3%).

A pesquisa revela ainda o que os apaixonados gostariam de ganhar nessa data. Os artigos de vestuário ficaram em primeiro lugar novamente (17%); seguido de perfumaria (15,5%); calçados (13%); smartphone (8,2%); joias/relógios (7,8%); bolsa e similares (7,3%); produtos de beleza (7,3%); almoço/jantar (7%); flores e arranjos (5,5%); artigos esportivos (4,2%); livros (2,3%); eletroeletrônico e outros (2%) e (0,9%) ainda não sabe o que quer ganhar.

Em relação ao valor que pretendem gastar, (41%) dos entrevistados informaram que têm a intenção de gastar de R$ 101 a R$ 200 reais; (27%) de R$ 81 a 100 reais; (14%) de R$ 201 a R$ 300 reais; (13%) até R$ 80 reais e (5%) acima de R$ 401 reais.

 

Para os entrevistados, o preço (54%) é o principal fator que influencia na escolha do presente; a qualidade de produtos vem em segundo lugar (48%); seguido de variedade de produtos/marcas (43%); atendimento (38%); facilidade de pagamento (20%); localização (12%); estacionamento (10%); promoções/descontos (11%); diversidade de produtos (9%); comodidade (7%) e outros (4%).

 

O cartão de crédito parcelado é a principal forma de pagamento escolhida pelos entrevistados (35%); seguido de dinheiro (19%); cartão de débito e cartão de crédito à vista (15%) e pix (16%).

Este ano, os shoppings centers (45%) serão o principal local escolhido para as compras dos presentes, seguido do comércio do centro (29%); internet/lojas virtuais ficou com (15%); o comércio do bairro (9%) e ainda tem aqueles que ainda não sabem onde vão comprar com (2%).

 

A pesquisa da CDL Manaus foi realizada via google formulário através de e-mail marketing e aplicativo de mensagens instantâneas, no período de 02 a 09 de maio, e contou com a participação de 728 pessoas da zona urbana de Manaus, entre homens e mulheres, maiores de 18 anos.

 

 

Newsletter

Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos