Not?cias

11.10.2021

Pesquisa realizada pela CDL Manaus aponta crescimento 3,17% nas vendas do comércio para o Dia das Crianças

Compartilhe: WhatsApp

A expectativa de consumo para o Dia das Crianças deste ano reforça a tendência de uma recuperação gradual do varejo, a data é a terceira mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Conforme a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), a expectativa é de que o varejo movimente mais de 48 milhões de reais.

 

Segundo a pesquisa, o volume de vendas do comércio varejista no Dia das Crianças deste ano deverá registrar crescimento de 3,17% em relação ao ano passado. O ticket médio esperado é de aproximadamente R$ 142,50.

 

Os brinquedos educativos aparecem no topo da lista de intenção de compras com (35,1%); seguido de boneco (a) (25,2%); vestuário (22,5%), calçados (15,8%); bola/artigos esportivos (12,1%); instrumento musical (11,2%); carro com/sem controle remoto (10,9%); bicicleta (8,7%); vídeos games/jogos (10,9%); bicho de pelúcia (8,7%); livros (6,5%); piscina e patins com (2,2%); não sabem/não opinaram (2,2%).

 

Em comparação a 2020, o que se percebe, é que esse ano o consumidor está mais disposto a presentear com brinquedos, em pesquisa realizada no mesmo período do ano passado, apontou brinquedos (23,0%); seguido de bonecos (a) (17,4%); e vestuário (13,0%).

 

O levantamento aponta ainda o que as crianças desejam ganhar de presente. Em primeiro lugar aparece boneco (a) com (28,0%); bicicleta (26,1%); video games/jogos (26,1%); não opinaram ou não sabem (26,1%); smartphone (21,7%); tablet (19,6%); bola (13,0%); notebook (10,9%); piscina e patins (8,7%); carro com/ sem controle remoto (4,3%) e skate (2,2%).

 

Os dados também mostram quem as pessoas pretendem presentear no Dia das Crianças. Sobrinho (a) veio em primeiro lugar com (50,0%); seguido do filho (a) (41,3%); neto (a) e filho (a) de amigo (a)/parente com (13,0%); afilhado (a) (10,9%); enteado (a) (4,3%); irmão (a) (4,3%).

 

Em relação ao valor que pretendem gastar, a estimativa é que (55,1%) gastem até R$ 100,00 reais; (42,9%) de R$ 101,00 a R$ 500,00 reais; (2%) de R$ 501,00 a R$ 999,00 reais.

 

A maioria dos participantes (37,4%), da pesquisa possuem renda familiar de R$1.100,00 a R$1.500,00; (20,4%), de R$ R$1.501,00 a R$ 2.500,00; (14,3%) de R$ 2.501,00 a R$3.500,00; (22,4%) de R$3.501,00 a R$ 4.400,00 e (8,2%) possuem renda acima de R$ 4.501,00.

 

Os entrevistados também informaram o que consideram na hora de comprar o presente, (73,9%) verificam o preço; (69,6%) a variedade de produtos; (47%) a qualidade do produto; (39,1) verificam o atendimento e as promoções e/ou descontos; (28,3%) a localização; (26,1%) a facilidade de pagamento; (21,7%) a comodidade e (8,7%) o estacionamento.

 

Para a industriária, formada em Gestão em Logística, Thaiane Sky Grijó, a variedade de produtos e a facilidade no pagamento são fatores primordiais na hora da compra dos presentes.

“Na hora de comprar o presente do Dia das Crianças para o meu filho eu procuro os locais com maior facilidade na hora da compra, que parcele e me dê, se eu preferir a opção de comprar pelo site ou em loja física”, disse.

 

Quanto à forma de pagamento que será utilizada na hora de comprar os presentes, (47,8%) dos entrevistados informaram que pretendem pagar no cartão de crédito; (17,4%) no cartão de débito; (19,6%) no dinheiro; (4,3%) parcelado no cartão da loja; (2,2%) crediário da loja; (4,3%) querem pagar à vista no cartão de crédito e (4,3%) via pix.

 

Os shoppings centers (43,0%) e o Centro da cidade (34,0%) serão os principais locais escolhidos para as compras dos presentes, seguido da internet e-commerce (13,8%) e comércio de bairro com (9,2%).

 

A pesquisa foi realizada via Google Formulários aplicado através e-mail marketing e aplicativo de mensagens instantâneas, no período de 13 a 17 de setembro, e contou com a participação de mais de 800 pessoas da zona urbana de Manaus, entre homens e mulheres maiores de 18 anos.

 

O proprietário da Tropical Multiloja, Allan Kardec, informou que a sua empresa está preparada para a data com um mix de produtos infantis variado.

“Nós somos o número um em brinquedos, estamos muito bem abastecidos, sabemos que o comércio irá reagir, neste segundo semestre, este ano nos preparamos muito, e por sinal, já estamos vendendo muito bem, com um atacado de brinquedo forte e muito sortido”, concluiu Allan.

 

 

Newsletter

Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais