Not?cias

11.10.2021

Escola Betel, pioneira na educação infantil e ensino fundamental do município de Humaitá

Compartilhe: WhatsApp

Estimulada pela deficiência da educação básica que lidava com a falta de energia, de água e material para desenvolvimento de atividades com os alunos, motivada pelo anseio em ser professora e assim proporcionar, por intermédio da escola, um ensino de qualidade embasado nos princípios cristãos e associados a um propósito tendo como objetivo a construção por meio da educação de  uma sociedade justa, equitativa  onde todos possam participar com seus direitos e deveres, em 1994 era criada a primeira escola privada do município de Humaitá.

Fundada pela educadora Veronice de Almeida Placido a escola inicialmente intitulada como Pequeno Príncipe, ofertava a educação infantil e o ensino fundamental, chamado na época de pré-escola e 1° ano do primário. Nascida em Cruzeiro do Oeste, um dos municípios do Estado do Paraná, filha de Wilson Antunes de Almeida e Maria José Alves de Almeida, casada com Hélio Placido e mãe de Evelyn de Almeida Placido, Verocine de Almeida, após concluir formação no Instituto Bíblico Maranata no Paraná, partiram em direção ao município de Humaitá, localizado no baixo Amazonas a 697,6 km de Manaus com o intuito de fazer missões.

Entretanto, ao se deparar com a qualidade do ensino, Veronice começou a aspirar a vontade de ser professora. “Em 1989 iniciei o curso de Magistério em Humaitá, pois o meu ensino médio não era profissionalizante, e eu queria ser professora e proporcionar, por intermédio da escola, um ensino de qualidade”, disse. Almeida ingressou como voluntária em algumas escolas públicas, no intuito de aprender a ministrar aulas e adquirir experiência no exercício do magistério, concluindo o ensino superior em Letras — Língua Portuguesa em 2009 pela Universidade do Estado do Amazonas polo Humaitá.

Como professora, ministrou suas primeiras aulas na Escola Municipal Canaã, dirigida por Célia e Jaime, com a professora Lucieide Ribeiro, que mais tarde seria sua co-fundadora na Escola Pequeno Príncipe. Na escola, além de professora, com o corpo docente, desenvolviam atividades como, serviços gerais e outras funções que fossem necessárias para que as crianças conseguissem estudar.

Diante das deficiências no ensino das escolas públicas do município de Humaitá e situações constrangedoras quanto ao recebimento de salários, Veronice em conversa com Lucieide refletiram a situação da educação na cidade e como juntas poderiam contribuir positivamente para a transformação.

Quando em 1994, manifestou-se a ideia de fundar a primeira escola privada, a Escola Pequeno Príncipe, localizada na área urbana de Humaitá, instalada inicialmente no prédio da Igreja Cristã Evangélica da cidade onde, atualmente, se encontra o prédio administrativo do Centro Educacional Betel. “Tanto eu quanto a professora Lucieide idealizamos esse projeto de fundarmos a Escola, pois desde que me formei no magistério em Humaitá tive uma vontade muito grande de contribuir com a educação do município”.

A empresária conta que começou a visitar as famílias da cidade e divulgar o método de ensino da escola. “Quando tive a convicção que era para abrir a escola iniciei com um método de ensino chamado Beka Book e fui visitar as casas das famílias que tinham filhos na faixa etária do 1.º ano do primário para apresentar a escola e a categoria de ensino. As famílias confiaram no objetivo da escola e começaram a matricular suas crianças. Visitei catorze famílias e consegui nove alunos para iniciar”. Na época, a escola contava com duas salas de aula, uma para pré-escola e outra para o primário. À medida que as séries avançavam, mais uma turma era incluída.

No segundo ano de funcionamento, ocorreu uma separação administrativa, passando a professora Lucieide Ribeiro a gerenciar sua própria escola de Educação Infantil, hoje chamada Escola Arco Íris. Em 1996, foi criado o Centro Educacional Evangélico Betel — CEEBETEL com a professora Veronice Placido dirigindo a educação primária.

Durante os anos a educadora relata os momentos cruciais que vivenciou. “Considero que o ano de 2005 e 2006 foram os mais críticos, pois a demanda de alunos era insuficiente para manter as nossas despesas em dias e honrar os compromissos. Além disso, faltava colaboração dos pais no ensino-aprendizagem dos filhos e, também, de alguns colaboradores da época para caminhar como instituição. Pensei em desistir, mas crendo em Deus acima de tudo, perseveramos”.

Verocine atribui o sucesso da escola em primeiro lugar a Deus e a seus familiares. “Com todos os obstáculos, sou grata, em primeiro lugar, a Deus, pois sem Ele não teria como esse empreendimento ter prevalecido e estar na magnitude que hoje se encontra. A Escola é um projeto de Deus que Ele implantou em meu coração para executá-lo. A minha família, meu esposo e minha filha, pelo apoio e suporte em todos os momentos desta jornada, aos pais que acreditaram na credibilidade da escola e as pessoas que contribuíram direta e indiretamente para esse legado educacional”.

CEEBETEL

O CEEBETEL possui o Ensino Fundamental onde, em 2001, obteve reconhecimento vitalício por meio da Resolução nº 113 — CEE/AM e em 2019 o Ensino Médio recebeu o novo reconhecimento pela Resolução n° 096. O CEEBETEL tem contribuído nesses 27 anos com a educação básica e cristã de mais de 5 mil alunos que vieram a se tornar médicos, empresários, professores, advogados, e administradores, dentre outras profissões.

Além do ensino fundamental e médio a escola, percebendo a necessidade, firmou parceria, com polo universitário e passou a ofertar para a população humaitaense graduação em Ensino à Distância (EaD), estabelecendo um polo em Humaitá, onde os alunos da graduação contam com material didático impresso, ambiente acadêmico e com ferramentas que potencializam a aprendizagem e suporte disponível 24 horas.

Atualmente, o CEEBETEL é a única escola privada que oferece todos os anos do ensino fundamental e, também, o ensino médio, contribuindo com a educação de qualidade pautada pela confessionalidade cristã.

 

Newsletter

Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais