Not?cias

01.09.2021

Juiz Luís Márcio Albuquerque é reeleito presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas

Compartilhe: WhatsApp

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Baraúna Assayag, participou da solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon) para o biênio 2021/2023.  A cerimônia aconteceu no dia 03 de agosto, onde o juiz Luís Márcio Nascimento Albuquerque foi reconduzido à presidência.

Ele terá como vice-presidentes na gestão que se inicia o desembargador Délcio Luis Santos; a juíza Naia Moreira Yamamura; o juiz aposentado Divaldo Martins da Costa e o juiz Luís Cláudio Cabral Chaves.

A sessão solene foi realizada de forma híbrida, com parte dos convidados e integrantes da chapa participando presencialmente no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no bairro do Aleixo, em Manaus; e a outra parte acompanhando por videoconferência, pelo canal oficial da Corte de Justiça no YouTube.

A leitura do Termo de Posse foi feita pelo juiz Marcelo Manuel da Costa Vieira e pela juíza Lúcia Maria Corrêa Viana. Em seu discurso, Luís Albuquerque reiterou o compromisso com a classe, conclamando a todos para a união de esforços em defesa das prerrogativas da magistratura. Ele afirmou também, que continuará com uma gestão que prioriza o diálogo, ciente dos desafios do cenário atual do País.

Ainda durante seu discurso de posse, o presidente reeleito fez uma breve homenagem aos magistrados que faleceram ao longo desses dois anos, inclusive em função da Covid-19, se solidarizando com seus familiares. Luís Albuquerque destacou que há anos, em gestões sucessivas, a Amazon tem se mostrado vigilante e atuante em defesa da magistratura e dos direitos sociais, contribuindo para o fortalecimento da Justiça e a promoção dos direitos humanos.

O magistrado também fez um agradecimento aos gestores do TJAM dos últimos dois anos – os desembargadores Yedo Simões, ex-presidente, e Domingos Chalub, atual presidente. “A materialização de todas as nossas conquistas nos últimos dois anos só foi possível por força da sensibilidade e do espírito público desses gestores”, afirmou, acrescentando que grandes serão os desafios que serão enfrentados pela Amazon, mas que está confiante no sucesso pela motivação e entusiasmo dos gestores.

“Durante dois anos de gestão garantimos, em um cenário extremamente adverso, conquistas históricas para a magistratura amazonense, entre as quais destacamos a criação do cargo de assistente judicial para juízes de primeira entrância; a implantação do benefício da acumulação de acervo a juízes de primeira e segunda entrâncias e desembargadores; e o aumento do auxílio-saúde aos magistrados da ativa e a sua extensão aos aposentados e pensionistas”, comentou.

Ainda em seu discurso, o presidente Luís Márcio enfatizou que a magistratura está “testemunhando ações ameaçadoras e ataques diretos à atuação do Judiciário no País”. “Exemplo disso são as várias proposições legislativas apresentadas ao Parlamento com essa finalidade, dentre as quais destacamos o Projeto de Lei do Extrateto e a PEC que inclui a carreira da magistratura na atual reforma administrativa, suprimindo justos direitos e garantias”, declarou, aproveitando a oportunidade para solicitar aos parlamentares do Amazonas o apoio para a rejeição de propostas que enfraquecem o Judiciário brasileiro e que “trazem retrocessos”.

 A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Renata Gil, participou da solenidade, de forma virtual e, em seu discurso, pontuou que o papel do associativismo, nesse momento que o Brasil atravessa, é de suma importância. “O fortalecimento do Poder Judiciário perpassa pelo trabalho ativo do movimento associativo e das lideranças das entidades de classe em todo País”, declarou Renata Gil.

       A solenidade contou ainda com a presença do deputado federal Marcelo Ramos (PL), 1.º vice-presidente da Câmara Federal; além de vereadores da Câmara Municipal de Manaus e da Assembleia Legislativa do Amazonas.

 

Newsletter

Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais