07.07.2021

Presidente da CMM David Reis e mais 37 vereadores participam de reunião na CDL Manaus

A mesa diretora da Câmara Municipal de Manaus, composta pelos vereadores David Reis (Avante), presidente; Wallace Oliveira, 1º vice-presidente; Diego Afonso, 2º vice-presidente; Caio André, 3º vice-presidente; Glória Carrate, secretária geral; Elisandro Bessa 1º secretário; Eduardo Alfaia, 2º secretário; João Carlos, 3º secretário e Amom Mandel, ouvidor geral, esteve reunida na tarde de quinta-feira (27 de maio) com a classe empresarial lojista na sede CDL Manaus.

Os vereadores foram recepcionados pelos presidentes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Benzion Manoa e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, além dos membros das diretorias das duas entidades e da CDL Jovem. O encontro também contou com a presença dos vereadores, Allan Campelo; Lissandro Breval; Antônio Peixoto; Luiz Mitoso; Elan Alencar; professor Fransuá; Kennedy Marques; Sassá da Construção Civil; Willian Alemão; Rosinaldo Bual; Raulzinho; Marcel Alexandre; Raiff Matos e professora Jaqueline.

Ralph Assayag iniciou a reunião apresentando os prejuízos e perdas financeiras que os lojistas da área central vêm sofrendo por conta da cheia do rio Negro. Os números mostrados apontam que 68 lojas já foram atingidas pelas águas e outras 42 já fecharam as portas, se as águas continuarem a subir, mais 157 sofrerão perdas.

Durante o encontro, o presidente da CDL Manaus destacou a necessidade da Câmara reavaliar leis, aprovadas em outras legislaturas, que estão em desuso e que prejudicam o setor lojista de Manaus. “É preciso fazer um levantamento dessas leis para que a classe não seja prejudicada, como já aconteceu em algumas situações. Muitas dessas regras acabam onerando estes empresários que empregam grande parte de nossa população”, disse.

Ezra Benzion, presidente da FCDL-AM destacou que seria mais assertivo se os vereadores conversarem com a classe lojista antes de criarem leis que impactem diretamente no comércio. “Nós temos uma grande esperança com esta renovação que houve na Câmara, esperamos que os vícios do passado não voltem, existia uma máxima nas gestões passadas de que quanto mais burocratizar, com mais poder você fica e mais controle tem, mas, não é bem assim que funciona. Se puderem conversar com a gente antes de criar leis e ver se vai ser possível ou não ser cumprida eu acho que ajuda”, concluiu Benzion.

Por sua vez, o presidente da CMM, David Reis afirmou que vai formar uma comissão para analisar as leis vigentes e descobrir aquelas que estão em desuso. “Vamos trabalhar nesse sentido, pois é preciso dar uma atualizada na atual legislação, e muitas dessas leis vigoram sem necessidade, esse é o nosso compromisso firmado com o comércio manauara, por meio desta reunião”, afirmou o parlamentar.

Outra demanda que será atendida pela Câmara Municipal de Manaus, é a participação da CDL Manaus nas reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), quando houver na pauta projetos que dizem respeito à categoria, como explicou o presidente da Frente Parlamentar de Recuperação Econômica aos impactos causados pela pandemia da Covid-19 (Frenpre), vereador Diego Afonso (PSL). “Essa é uma importante decisão tomada, para que os lojistas possam participar dos assuntos que dizem respeito a eles”, finalizou.

Ao final, 20 vereadores foram sorteados com 10 cestas básicas cada um para serem doadas para famílias necessitadas, conforme critério do vereador que ganhou as cestas. Os convidados também receberam um brinde de uma caneca personalizada e uma camisa "Amigo CDL".