22.06.2021

Mais de 50 mil reais de economia no Dia Livre de Impostos, em Manaus

Na quinta-feira (27), os manauaras receberam a 10º edição do Dia Livre de Imposto – DLI. Ação promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus (CDL Jovem), gerou uma economia de 50 mil reais na economia com os descontos proporcionais aos impostos dos produtos e serviços ofertados. As lojas participantes tiveram um crescimento de mais de 40% nas vendas.

Os membros da CDL Jovem estiveram nos locais que estavam participando da ação, fiscalizando, distribuindo panfletos e informando a população o objetivo do DLI. “Mesmo com as adversidades do momento em que estamos passando com a pandemia, conseguimos superar nossa expectativa com o Dia Livre de Impostos, pois conseguimos o espaço necessário para falarmos sobre a ação e manifestarmos nossa indignação com as altas cargas tributárias do país, e fizemos tudo isso de forma responsável e sem causar aglomeração. Estamos muito felizes por termos alcançado nosso objetivo”, destacou Bernardo Benzecry, coordenador da CDL Jovem Manaus.

As unidades do Bob's Djalma Batista e Torquato Tapajós tiveram aumento de 43% nas vendas com as ofertas dos produtos sem o valor do imposto. O pet shop, Miss Pet, também estava participando da ação com a venda de pelúcias para pet. Segundo a empresária e meteorologista, Katharina Capobiango, as vendas tiveram um aumento de 41% no dia da ação, com a venda de 53 pelúcias.

As unidades Sushi Ponta Negra da rua Pará, no Vieiralves e da Cidade Nova, ofertaram 150 combos de butterfly cada e ultrapassaram a média de saída dos combos em dias normais que varia de 4 a 3 unidades. O combo que custa R$ 78,68, foi vendido por R $39,99 no Dia Livre de Imposto.

A empresa All In, consultoria empresarial, obteve grande engajamento através do Instagram e fechou um negócio com o abatimento do imposto e apresentação de pitch em tempo recorde, que levava 45 dias para ser fechado e levou 15 dias com redução de 66% de tempo de tramitação.

O posto RZD, localizado rua Alexandre Magno, no Parque Dez de Novembro vendeu 200 litros de gasolina no valor de R $2,63. “Essa é a primeira vez que estamos fazendo essa parceria com a CDL Jovem e desde o começo da noite estamos bem impressionados com o grande fluxo de pessoas interessadas em saber da ação. Está sendo muito interessante ver as pessoas vindo perguntar se é uma promoção, e não! Estamos fazendo esse dia sem impostos para mostrar que a nossa carga tributária é muito elevada e que não temos o retorno que esperávamos”, destacou Micaela Rezende, gestora de marketing do grupo Rezende.

Eduardo Costa Júnior, foi o primeiro a chegar no posto de gasolina, às 21h do dia 26, ele conta que a ação é válida e muito importante para que a população tenha a conscientização da alta carga tributária paga. Com esse tipo de manifestação podemos ver o quanto a carga tributária encarece os produtos e serviços, poderíamos até pagar essa carga tributária, mas que ele viesse de forma positiva e bem investida para a sociedade então não veríamos como tributo caro, mas como tributo justo” disse o morador da localidade.

Devido a pandemia de covid-19, o DLI deste ano foi realizado apenas por meio de drive thru e delivery. “Mesmo com as restrições que tivemos, muitas pessoas foram impactadas através dos canais de comunicação, isso foi incrível pois quanto mais pessoas são impactadas mais pessoas são conscientizadas sobre as altas cargas de impostos” disse o coordenador da CDL Jovem Amazonas, Luiz Eduardo Leal.

O vice-coordenador da CDL Jovem, Victor Gonzales, destaca o empenho e o companheirismo do grupo, que faz a ação acontecer para que a população tome conhecimento das altas taxas de imposto pagas e possa ver a diferença dos preços no DLI. “As especificidades deste ano foi um desafio muito grande, mas chegando ao final do dia, podemos ver que conseguimos passar a mensagem que queremos, que é conscientizar as pessoas da alta carga tributária que pagamos e que a vida delas poderia ser mais fácil se não fosse tantos impostos”, concluiu.

Os ribeirinhos também tiveram a oportunidade de comprar gasolina sem imposto no Pontão Atem Flutuante localizado no Tarumã. Em Itacoatiara a gasolina foi ofertada no valor de R $2,90. O posto Atem, situado na avenida Parque, Centro da cidade, abasteceu 50 veículos, com até 5 litros de gasolina cada, sem o valor do imposto.

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e aconteceu em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades.