Not?cias

21.12.2021

Samel 40 anos: qualidade e excelência em serviços de saúde à população amazonense

Compartilhe: WhatsApp

Prestigiando a solenidade em comemoração aos 40 anos de fundação do Grupo Samel, várias personalidades se fizeram presentes, entre elas, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, acompanhado de sua esposa, a advogada, Milcyete Assayag.

Excelência em segurança do paciente e assistência médico-hospitalar, atendimento humanizado e a confiança de mais de 120 mil clientes em todo o estado do Amazonas: esses são os principais fatores que concederam ao Grupo Samel, diversos reconhecimentos ao longo de seus 40 anos de história na capital amazonense, que foram comemorados em novembro deste ano.

 

O início de um sonho

A Samel surgiu a partir da fundação do Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados, em 1976, em um discreto prédio localizado na Avenida Joaquim Nabuco, onde hoje funciona o Hospital Matriz, no Centro Histórico de Manaus, que foi presidido pelo médico neurocirurgião, Luiz Fernando Nicolau, nascido em Paraíba do Sul, interior do Rio de Janeiro, que veio à Manaus com o sonho de cursar Medicina na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde atuou como professor e taxista para se manter na capital até a sua formatura.

A frente do Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados, em 1977, Luiz Fernando Nicolau também foi presidente da Associação dos Hospitais e Clínicas Particulares do Amazonas, e a sua atuação frente ao hospital e nos bastidores das articulações de classe fizeram com que Nicolau adquirisse uma visão de futuro com a Samel em mente, fundando-a em 27 de novembro de 1981.

Com o passar do tempo, o Hospital Samel foi crescendo e se tornando referência em atendimentos médicos, e Luis Alberto Nicolau, um dos filhos de Luis Fernando, passou a atuar, aos 15 anos, nos negócios da família auxiliando seu pai, assumindo, pouco tempo depois, com 17 anos de idade, a presidência da instituição, cargo que ocupa até hoje.

 

Hospitalar em Excelência

Como consequência, o Hospital Samel passou a integrar um seleto grupo de hospitais e centros de saúde de todo o Brasil que possuem a Acreditação em Excelência, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o mais alto nível de acreditação hospitalar em centros de saúde concedida pela respeitável organização, conquistando outros reconhecimentos ao longo do tempo, como as certificações nível máximo em Lesões de Pele e Fixação Segura, e o Troféu Destaque do Programa de Qualidade do Amazonas (PQA), conferido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) pela excelência em seus processos e gestão da qualidade.

 

Sustentabilidade e inovação

Preocupada com a preservação do meio ambiente, a Samel adotou uma série de medidas sustentáveis ao longo dos seus 40 anos com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, e foi pioneira no país ao utilizar, em seus hospitais, lâmpadas 100% LED. Adotou, também em suas unidades, painéis fotovoltaicos para geração de energia, e possui um sistema de captação de água das chuvas para reutilização em atividades como limpeza e higienização das áreas externas.

Sempre focada em inovação, a Samel inaugurou, em março de 2020, o Samel Health Tech, primeiro laboratório de desenvolvimento de projetos e soluções tecnológicas voltado para a área de saúde do Norte e Nordeste do Brasil, que conta com um time de profissionais especializados em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e startups da área da saúde.

 

Residência Médica

A formação contínua de profissionais de medicina também é uma das ferramentas da gestão de Luis Alberto Nicolau, que deu início ao Programa Samel de Residência Médica em Cirurgia Geral e Pediatria, onde os residentes, em um período que varia entre dois e três anos, têm a oportunidade de aprimorar habilidades técnicas e raciocínio clínico, além de compor o quadro clínico da Samel. Ao final do período, os residentes recebem o título de especialistas em Cirurgia Geral ou Pediatria.

 

Combate ao coronavírus

Entre os principais investimentos diante da pandemia de Covid-19 que chegou ao Amazonas em 2020, a Samel, em parceria com o Incursão residência em oftalmologia em São tituto Transire e com a TNH Health, criou um chatbot de triagem virtual para o novo coronavírus com o objetivo de atender e orientar, de forma gratuita, o paciente que suspeita estar com infecção por coronavírus, para que saiba se é necessário comparecer a uma unidade de saúde, sem necessidade de exposição em ambientes hospitalares.

 

Planos de expansão

Hoje a Samel conta com três hospitais – Hospital Matriz, Hospital Oscar Nicolau e Hospital Samel Boulevard, e quatro centros médicos – Centro Médico Getúlio Vargas, Centro Médico São José, Centro Médico Via Norte e Centro Médico Manaus Plaza, em pleno funcionamento, localizados em diversas áreas da cidade, e deve inaugurar, no próximo ano, mais duas unidades, localizadas no bairro Aleixo e na Avenida Leonardo Malcher, Centro, que estão em fase de obras.

 

Samel celebra 40 anos de sucesso no Teatro Amazonas

A noite do dia 15 de novembro de 2021, foi de grande celebração para o Grupo Samel, que comemorou, junto aos seus colaboradores, clientes, convidados ilustres, membros da família Nicolau e imprensa, os seus 40 anos de atuação na capital amazonense, que ocorreu no palco do Teatro Amazonas.

O grande evento de celebração, que foi planejado pela instituição desde o início deste ano e seguiu com todos os protocolos de segurança em saúde, apresentou a trajetória do Grupo, por meio  do espetáculo teatral Samel 40 anos: Cuidar é a Nossa História, trajetória esta que iniciou com a chegada do jovem Luiz Fernando Nicolau a Manaus, que veio com o sonho de cursar Medicina na capital amazonense, onde se tornou um dos pioneiros e mais respeitados médicos neurocirurgiões do Estado, e onde fundou o Grupo Samel.

Encenado por artistas do Ballet Álvaro Gonçalves, a peça teatral contou, também, através de várias performances de dança e música, o início da carreira de Luis Alberto Nicolau, um dos filhos do Dr. Luiz Fernando, à frente do que viria a se tornar o maior complexo hospitalar privado de Manaus, onde assumiu a presidência da instituição ainda muito jovem, aos 17 anos.

Com toda a responsabilidade, maestria e visão de negócios, Luis Alberto realizou grandes investimentos no Hospital Samel, que teve um crescimento exponencial, com a abertura de novas unidades em diversas zonas da cidade. O encerramento da grande celebração mostrou a solidez de uma empresa genuinamente amazonense, apresentando os grandes planos do Grupo para o futuro, que incluem a inauguração do Hospital Samel Aleixo e de uma nova unidade hospitalar situada na Avenida Leonardo Malcher.

 

Newsletter

Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais