25.05.2021

Mais de 2 mil litros de gasolina serão vendidos com até 50% do valor no Amazonas, durante a 10º edição do Dia Livre de Imposto 2021

Para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus (CDL Jovem) promove no dia 27 de maio, a 10ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI). A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga tributária paga pelos consumidores no ato da compra, materializando como os tributos representam grande parte do preço dos produtos.

“Queremos mostrar para a população como as taxas são abusivas. Para se ter uma ideia, num ranking de 30 países, o nosso é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população”, afirma o coordenador da CDL Jovem Manaus, Bernardo Benzecry”.

Em Manaus, devido a pandemia de Covid-19, o DLI vai acontecer por meio de drive thru e delivery para evitar aglomerações de pessoas. Umas novidades este ano é a participação da Bob’s da Djalma Batista e Torquato Tapajós, onde serão ofertados os seguintes produtos: Franlitos 6und (R$6,80); milkshake 500ml (R$9,50); Trio Tentados Carne (R$21,80); Frango Tomato Artesanal (R$25,90); Trio Cheddar Pequeno (R$13,00).

Neste dia, o posto RZD, localizado na rua Alexandre Magno, no Parque Dez de Novembro, irá ofertar 2 mil litros de gasolina sem o valor do imposto. No total, 200 carros poderão ser abastecidos com até 10 litros de gasolina cada. Também participarão da ação o pet shop, Miss Pet e o Sushi Ponta Negra que irá vender combo no valor de R $53,90, sem imposto. Neste dia também terá gasolina vendida na metade do preço no posto flutuante do Tarumã.

Para o presidente da Federação da Câmara dos Lojistas (FCDL-AM), Ezra Benzion, o DLI é uma oportunidade para conscientizar a população sobre as altas taxas tributárias pagas e dialogar sobre como elas são governadas. “É muito difícil fazer um evento para conscientizar as pessoas onde a facilidade de aglomerar é grande, para isso criamos mecanismos que não desobedeçam a nenhuma medida sanitária e com isso tentamos mostrar, na quinta-feira dia 27 o quanto de imposto é pago, mas principalmente pra onde vai e como é que esse imposto é administrado”

Itacoatiara também irá participar do DLI 2021. O posto Atem, situado na avenida Parque, no Centro do Município, irá vender 165 litros de gasolina sem o valor do imposto. “Cerca de 100 carros e/ou motos poderão abastecer até 5 litros de gasolina cada'', destacou o coordenador da CDL Jovem Amazonas, Luiz Eduardo Leal.

Para o empresário Raul Andrade, que vai participar da ação com as unidades da Bob’s da Djalma Batista e Torquato Tapajós, a alta carga de tributos dificultam o desenvolvimento da economia com a geração de novas empresas e consequentemente novos empregos “O ambiente de negócios tem uma carga tributária muito elevada e isso gera muitas vezes um desânimo e não é só isso, o baixo retorno que essa carga significa e a burocracia desestimulam e desanimam as pessoas a criarem empresas, negócios e gerar empregos”, finalizou o empresário.

Dias trabalhados somente para impostos

Em 2021, o manauara deve ultrapassar 153 dias somente para pagar impostos. Em 2020, esse número ultrapassou 6 meses, de acordo com Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). A média em que o brasileiro gasta trabalhando para pagar impostos é 150 dias por ano, somente para o pagamento de tributos sobre serviços e produtos.

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. Em 2020, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal com a colaboração de mais de 9 mil varejistas.