05.11.2020

Wilker Barreto, candidato a vice-prefeito de Manaus, representa Amazonino Mendes, prefeiturável, em reunião com empresários

Em decorrência da pandemia de Covid-19, o candidato a prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, deixou de cumprir alguns compromissos, e o vice, Wilker Barreto, ambos do Podemos, está seguindo a agenda normalmente. No início da tarde de hoje (20), Barreto esteve expondo as propostas de campanha junto aos empresários, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus).

Inicialmente, Wilker Barreto explica o motivo da ausência de Amazonino, pelo fato de o candidato estar incluso no grupo de risco da pandemia do novo coronavirus. Em seguida, dá um breve resumo sobre seu currículo. O vice já foi por três mandatos vereador de Manaus (2008, 2012 e 2016); e é atualmente, deputado estadual.

Durante seu discurso, Barreto destaca sua atuação como presidente da CMM. Cita os projetos aprovados em parceria com a CDL Manaus, dentre eles, Habite-se Simplificado; Comércio 5.1; e Comitê de Desburocratização.

Ele acredita que devem dar voz maior aos setores que geram emprego e renda para a capital (comércio, indústria e serviço). “Acredito que a prefeitura precisa ser a locomotiva da economia, um facilitador. Sabemos que órgãos municipais são entraves para o desenvolvimento socioeconômico de Manaus”, comentou.

Wilker destaca a atuação de órgãos considerados entraves no desenvolvimento econômico da cidade. “Semmas, Implurb, Semmef, DVisa e Manaustrans, precisam ser reestruturados para serem órgãos parceiros dos empresários que querem investir na cidade. Tem fiscais da Semmas, por exemplo, com quase 80 projetos para serem aprovados e estão parados há mais de seis meses. Não podemos deixar essas análises com pessoas que não tem preparo, que não sejam técnicos aptos para isso”.

Manter e assegurar uma interlocução com o empresário, facilitando sua vida administrativa, é uma das metas na administração de Amazonino e Wilker. “As demandas não teriam intermediários, e todo o processo vigente hoje, não seria mais integrado como gestão pública”.

O candidato diz que Amazonino Mendes é um grande estrategista e precisa de alguém que execute os projetos. Ele garante ser um vice ágil e de persistência para cobrar e dar ideias coesas em relação a administração pública municipal.

Na área da saúde, a proposta é de ampliação urgente da estrutura básica para atender a população. “Se não podermos criar nada, pelo menos temos que retomar projetos que deram certo. Exemplo, a carreta da mulher, implantado na gestão de Amazonino”.

“Nossa estrutura municipal é inchada. Não podemos administrar Manaus somente com base de endividamento. Devemos enxugar a máquina para garantirmos o progresso esperado”, salientou.

A falta de engenharia na mobilização urbana é um problema vivenciado diariamente pelos Manauaras. Barreto diz que é a favor da intervenção, desde que seja planejada e estudada. “Não acredito em dar um jeitinho. Acredito em um planejamento construído para o bem-estar da sociedade”.

Wilker Barreto garante não assumir nenhuma secretaria, pois quer estar livre para levar a realidade a decisão do prefeito. “Hoje quem assume o protagonismo social são as ongs e igrejas, na falta de uma secretaria de esporte que valorizem as práticas esportivas”, pontuou.

Na educação, segundo ele, Amazonino só pretende construir escolas de Tempo Integral, para suprir a necessidade da educação básica, além de dar mais oportunidade aos pais que precisam trabalhar o dia todo e não tem com quem deixar seus filhos. Ele fala que para sanar os problemas de miséria e pobreza, só gerando emprego e renda.

Para finalizar, na parte de segurança pública, se eleito, pretende criar uma Guarda Metropolitana. Um trabalho conjunto da Guarda Municipal e Polícia Militar. Fala ainda, sobre garantir o zelo ao patrimônio público e ter melhores pontos de segurança em zonas mais transitáveis pela população.

Assessoria de Comunicação e Marketing - CDL Manaus

Repórter: Gabriel Leite