Not?cias

10.11.2020

Você sabe o que é delito de concussão? Entenda!

Compartilhe: WhatsApp

Nem só de polêmicas vive o tal Pacote Anticrime. Tal como já dito em inúmeras oportunidades, a Lei nº 13.964/2019 promoveu no início do ano, significativas mudanças na legislação penal e processual penal. Uma delas, bastante elogiável, diz respeito à alteração da pena máxima do crime de concussão, previsto no art. 316 do Código Penal Brasileiro.

O crime de concussão é um crime praticado por funcionário público contra a Administração Pública e consiste em exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida. A pena é de reclusão de 2 (dois) a 12 (doze) anos, além de multa estabelecida pelo Juiz.

De acordo com o delegado da Delegacia Especializa em Combate à Corrupção (DECCOR), Guilherme Torres, o crime de concussão pode lesar o erário público. “O Estado deixa de arrecadar tributos e este dinheiro vai parar nas mãos de corrupto. A sociedade, deixa de ser beneficiada com a implementação de políticas públicas e direitos sociais. Desta forma, é importante que denuncie”.

Segundo ele, a DECCOR é responsável não só pela repressão, mas também pela prevenção. “Na parte repressiva nós recebemos as denúncias e fazemos a verificação de procedência da informação. Caso haja indícios de autoria e prova da materialidade, é instaurado um inquérito policial onde será aprofundada a investigação”, explicou.

Se fizermos um “recorte” da norma, conseguiremos identificar os seguintes elementos:

1. A conduta de exigir, para si ou para outrem;

2. De forma direta ou indi-reta;

3. Ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela;

4. Vantagem indevida.

Como se nota, a exigência está li gada à ordem, comando, imposição. Tal exigência pode ocorrer pessoalmente, ou seja, pelo próprio agente, ou indiretamente, quando o agente faz de forma mascarada, velada, ou quando se utiliza de  um terceiro para fazê-la.

 A título de exemplo: imagine um fiscal que, a  fim de receber vantagem indevida, exige de um empresário dinheiro para não impor uma multa decorrente de uma fiscalização. Poderá ser preso, inclusive, em flagrante delito, conforme o artigo 302 do Código de Processo Penal. A Delegacia Especializa em Combate à Corrupção é o órgão responsável pela repressão deste tipo de delito. Denuncie!  Ligue (92) 3216-7304, ou no endereço Rua Professor Nilton Lins, 325, Flores.

 

Newsletter

Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos