10.11.2020

CDL Manaus celebra 57 anos de representatividade da classe lojista

Como todas as fundações têm suas histórias, o CDLM (Clube de Diretores Lojistas de Manaus) foi fundado no dia 11 de outubro de 1963, na Varanda Tropical do Hotel Amazonas, localizado no Centro de Manaus, quando um grupo de amigos lojistas conversava a respeito da evolução do comércio local. Um dos presentes, Climilton de Abreu Braga, questionava a segurança das vendas e como vender mais, assim, surgiu a ideia de fundar uma CDL em Manaus, pois já existia em outras capitais do País. Climilton de Abreu Braga foi o primeiro presidente, com Belmiro Vianês, vice-presidente; Manuel Rodrigues, secretário; Mário Lopes, Tesoureiro; Hamilton Trigueiro, consultor Jurídico; José de Barros Oliveira, Relações Públicas; Jaques Veloso de Melo; Diretor Executivo e Junot Carlos Frederico, Secretário Executivo. Vários foram os locais de funcionamento do CDLM, salas alugadas, outras cedidas pelos sócios, com a primeira sede que funcionou na Rua Marechal Deodoro, 22/2º andar, salas 202 e 204. As salas foram conseguidas pelo então presidente Carlos Alberto de Menezes, o prédio pertencia ao despachante Ailton Pinheiro.

Outros locais serviram de sede ao clube, em 1967, funcionou na Sete de Setembro, o Edifício Lobrás foi o terceiro local de funcionamento. Segundo o secretário executivo Paulo Roberto as constantes mudanças deviam-se às dificuldades financeiras.

Persistência

Com o passar dos tempos, os lojistas perceberam que as vendas eram realmente mais seguras, os clientes ficavam registrados e, consequentemente temiam a negatividade de seus nomes na lista de restrição, e pagavam com mais efetividade. Como consequência, o comércio foi se fortalecendo, o número de associados aumentava e com isso, a representatividade da entidade também.

Porém, foi a partir do ano 2000 que a entidade se fortificou ainda mais, ganhando novos associados, novas ferramentas de serviços. Hoje, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, conta mais de 4 mil associados e disponibiliza uma gama de serviços com taxas diferenciadas, como o SPC Brasil, onde os associados consultam sua situação de credibilidade de forma cômoda e eficaz. Pode-se dizer que a CDL Manaus é a entidade de classe com grande representatividade entre os órgãos governamentais, tanto de nível estadual quanto municipal, participando efetivamente da vida social e econômica da cidade para o bem-estar de todos. Para justificar esse fato, a CDL Manaus participa de comitês, assembleias, reuniões oficiais e amistosas dando parecer e colaborando com projetos administrativos como o Plano Piloto da Cidade de Manaus, através do Comitê de Desburocratização, oficializado por decreto do prefeito Arthur Neto. Participa de outras ações governamentais, tanto do estado quanto do município como o CMDU, onde tem assento participativo com vez e voto, através de seu presidente.