05.10.2020

Em reunião na CDL, Romero Reis afirma tornar Manaus entre as 10 melhores cidades para se viver e trabalhar no Brasil

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), no início da tarde de hoje (29), deu início à uma série de reuniões com candidatos a prefeito de Manaus que concorrem às eleições deste ano. O primeiro a participar do encontro foi o candidato Romero Reis e Eduardo Costa, como vice-prefeito, do Partido Novo.

No encontro que contou com a presença de representantes de diversas entidades de classe, foram apresentados os projetos de campanha do candidato, além da participação dos convidados com perguntas relacionadas às propostas expostas.

Com a palavra, Romero Reis explicou o porquê da sua candidatura, em seguida, resumidamente explanou os projetos que serão executados em sua gestão, se eleito. Dentre eles, o programa Manaus Digital, que objetiva garantir serviços públicos tecnológicos 24h por dia, 7 dias por semana, na palma das mãos, através do smartphone.

Reis informou ainda sobre o projeto Manaus mais Segura, investimentos que serão destinados a novos sistemas de câmeras pela cidade com reconhecimento facial, treinamentos de policiais, guardas municipais, além de manter a limpeza e a iluminação dos locais públicos para garantir a segurança da população.

Uma atenção maior aos camelôs também faz parte do plano de governo de Romero, ele disse que vai reorganizar a região da Bola do Produtor, na Zona Leste da capital. Ambulantes que vivem pelas calçadas e em locais de risco, bem como os lojistas que hoje comercializam seus produtos na feira, serão realocados para dentro do Shopping Phellipe Daou, que receberá o nome de Galeria Popular Phellipe Daou, uma vez que o local não se caracteriza como shopping. Tudo isso para estimular o novo sistema de gestão e remodelar toda a estrutura das calçadas nas redondezas.

Estações hidroviárias também são pautas dos candidatos. No total, o foco será em sete estações para servir de base no circuito turístico que também faz parte do planejamento de governo, além de servir como transporte para a população, através de parceria seria público-privada.

Para o turismo, Romero defende um desejo de transformar Manaus como destino turístico nacional e internacional. As cidades citadas como exemplo foram Orlando e Miami, a respeito da dinamização do fluxo de turistas para diversos eventos das cidades. Ele cobra do Governo Federal, para que cumpram com projetos já iniciados na cidade.

Reis fala ainda de um sistema que ajude os donos de empresas e fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM). O sistema consiste em uma plataforma digital que facilite com que esses empresários consigam ver os processos e/ou projetos aprovados pelos órgãos licenciadores, em seus smartphones.

Estímulo ao bairro Val Paraíso, por meio do projeto Fazenda Urbana, também foi falado por Romero, a ação tem a finalidade de fomentar a agricultura, uma vez que centenas de famílias vivem do cultivo de plantas, frutas e hortaliças, na localidade.

Romero fala bastante sobre o problema de invasões em diversas áreas da cidade de Manaus. Ele promete construções de novas moradias em parceria com o Governo Federal para pessoas de baixa renda que vivem em situação de risco, sem complicar o orçamento da prefeitura.

Sobre o transporte público, Romero Reis foi incisivo ao declarar seu projeto de fazer funcionar o sistema de BRT's. Além de ter um controle pesado para fazer com que as empresas de ônibus cumpram com os contratos, caso contrário, trocaria o fornecimento.

No quesito infraestrutura, o candidato fala em acabar com aterro de lixos, melhorar as relações das empresas de água e tratamento de esgoto. No meio ambiente, a ideia é unificar o sistema de fiscalização de desmatamentos e, além disso, melhorar o protocolo das reservas florestais.

Uma questão bem importante que Romero Reis salienta é a respeito de uma restruturação do Puraquequara, e assim, criar um novo vetor de desenvolvimento econômico para a cidade de Manaus. A ideia é ter um trabalho muito próximo com os moradores da região, sob a ótica dessas pessoas cederem um pouco dos seus espaços, para ampliar projetos de ruas, calçadas e moradias.

Entre os projetos da chapa para a educação privada está o de estreitar o relacionamento com a categoria, desburocratizar e digitalizar os serviços e a implantação do vale-creche (uma parceria entre os setores público e privado que resolveria o problema de falta de creches em Manaus).

Ponta Branca

Um novo vetor de turismo surgiria às margens do encontro dos Rios Negro e Solimões. A Ponta Branca, analogia clara sobre a ideia da "Ponta Negra", seria um grande projeto com parceria entre governo federal, prefeitura de Manaus e empresas privadas, afim de explorar as riquezas naturais do município de Manaus.

Cuidados

Adesão a protocolos de higienização de microfones, uso de máscaras, sanitização, uso álcool em gel 70%, distanciamento social, dentre outras medidas, foram adotadas durante a realização da reunião na CDL Manaus.

Assessoria de Comunicação e Marketing - CDL Manaus

Repórter: Gabriel Leite