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31.07.2020

Mesmo com instabilidade econômica, varejo espera alta de 1,9% nas vendas para o Dia dos Pais

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A data deve injetar quase 80 milhões na economia da capital, de acordo com a pesquisa da CDL Manaus

 

O Dia dos Pais está chegando. Até o próximo domingo (9), grande parte dos filhos estarão procurando o presente perfeito para os seus pais. Para entender melhor o que o consumidor manauara está buscando nesta data, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) realizou uma pesquisa com consumidores. Os dados apurados apontam que, assim como no ano anterior, os produtos mais procurados são os vestuários, com 28,3% na intenção de compras.

Ao todo, o setor espera crescimento de 1,95% nas vendas, comparado a 2019. O ticket médio é de R$ 90. A receita bruta dos lojistas é estimada em quase R$ 80 milhões.

O estudo aponta o que os consumidores vão comprar para presentear seus pais. No topo da lista estão os itens de vestuário (28,3%), seguido de perfumaria (19,8%), calçados (15,9%), smartphone (8,3%), joias e relógios (7,6%), artigos esportivos (4,8%). Os seis itens também foram citados na pesquisa do Dia dos Pais do ano passado, no entanto, em ordens diferentes.

Os pais, também responderam aos questionamentos dizendo o que desejam ganhar no próximo dia 9 de agosto: 17,7% disseram que pretendem ganhar vestuário; 14,8% pretendem ganhar perfumaria; 13,6% pretendem ganhar smartphone; 10,8% relógios; 8,6% calçados; e 6,9% artigos de esporte.

 

Compra e pagamento

 

Os entrevistados responderam, ainda, onde desejam comprar os presentes dos pais e a maioria disse que deve comprar em lojas físicas (45,9%); em seguida, internet (29,4%); 15% afirmaram que são instigados a comprar por meio de comerciais de TV; e 4,8% por indicações de amigos.

Segundo a CDL Manaus, os dados demonstram que os shoppings vêm evoluindo como centro comercial dinâmico (39,5%). Fica evidente, também, que o comércio tradicional da cidade, ainda é muito forte, e detém preferência dos consumidores de Manaus (29,1%) e, ainda, a participação dos comércios de bairros que é uma boa opção para os consumidores (20,3%). 

Quanto a forma de pagamento, 48% disseram que vão pagar suas compras com cartão de crédito parcelado; 19,2% com crédito à vista; 13,1% vão pagar com dinheiro em espécie; 9,5% no crediário ou carnê; e 8,3% no cartão de débito.

 

Consumidor

 

A pesquisa apresenta, também, o valor que o consumidor quer gastar nessa sazonalidade. 8,4% estimam desembolsar menos de R$ 80; 35,1% entre R$ 80,01 a R$ 100; 23,91% deve gastar entre 100,1% a R$ 150; e 15,28% pretende pagar entre R$ 150,01 a R$ 200.

Quanto à renda familiar destes consumidores, a pesquisa da CDL Manaus apresenta que 5,71% tem renda de até R$ 998; 11,78% tem renda entre R$ 998,01 a R$ 1,5 mil; 22,53% tem renda entre R$ 1,5 mil a R$ 2 mil; e 27,57% tem renda entre R$ 2 mil a R$ 2,5 mil.

Dos entrevistados quanto sua intenção de presentear alguém neste Dia dos Pais, 67,2% disseram que vão presentear o pai, 15,2% esposo; 5,1% a mãe e 4,8% o filho.

 

Veja a pesquisa na íntegra: https://bit.ly/312PbCZ

 

Como aproveitar a data para vender mais

 

O Dia dos Pais, assim como outras datas comemorativas, costuma aquecer o comércio e gerar resultados positivos às empresas. No entanto, neste ano é preciso levar em consideração o diferenciado cenário econômico, de lojas fechadas e consumidores sem sair de casa. Por isso, fazer ofertas de produtos e promoções pela internet, utilizando o próprio site ou as redes sociais, poderá ser determinante para lucrar e vender mais até 9 de agosto, quando celebraremos de fato a data.

Se o seu negócio ainda não está na internet, nunca é tarde para começar e existem diversos caminhos para isso. Inclusive, destacamos conteúdos desenvolvidos exclusivamente para pequenas e médias empresas, que apontam alternativas para o lojista vender seus produtos e/ou serviços pela internet. Dependendo da opção escolhida, bastam algumas horas para transformar a ideia em ação e iniciar negociações utilizando os recursos da web. Ou seja, se você quer aproveitar o Dia dos Pais, dá tempo de se digitalizar.

 

Dica sobre vendas no Dia dos Pais

 

De acordo com dados nacionais de 2019 sobre essa data sazonal, a comemoração do Dia dos Pais catalisa as vendas de diversas categorias de produtos, como perfumaria e cosméticos, casa e decoração, eletrodomésticos, moda e acessórios, telefonia e livros. E o que o Google diz? Que os termos mais buscados quando o assunto é presente de Dia dos Pais são: smartphones, TVs e perfumes. “Ah... mas eu não vendo nada disso”. Sem problema!

Nos últimos dias, houve um aumento repentino de mais de 110% nas buscas do Google sobre “kit dia dos pais” e “cesta dia dos pais”. E o que contém um kit ou cesta? Toda e qualquer coisa que você quiser. Ou seja, mesmo que o seu produto ou serviço não faça parte da lista que lidera as buscas, eles podem pegar carona nos combos de presentes.

 

Como criar o kit ou cesta certa para vender mais no Dia dos Pais

 

Existem muitas vantagens em montar kits ou cestas. A primeira é a já dita: as pessoas estão buscando por isso. A segunda está no fato de que, juntando dois, três ou mais produtos num único pacote, o seu ticket médio será maior. E a terceira é que, com um mix de produtos, fica mais fácil vender para quem ainda não sabe muito bem o que quer comprar.

 

O que kits ou cestas devem levar em conta para serem atrativas:

 

Produtos e/ou serviços que se completam: o seu próprio histórico de vendas pode te dar dicas valiosas com relação a isso. Geralmente há um padrão. Identifique-os. Quando os clientes compram o produto A, o que eles costumam adquirir também? Imagine, por exemplo, uma livraria, na qual sempre que clientes compram determinado livro, acabam levando também um caderno e uma caneta. Ou uma barbearia, na qual os clientes que compram pomada para o cabelo costumam levar ainda algum produto para a barba.

Produtos e/ou serviços para diferentes perfis: tente identificar quais perfis de clientes costumam comprar com você e monte kits personalizados para diferentes estilos de vida. Por exemplo, pense em pais esportistas, pais intelectuais, pais vaidosos e por aí vai. Adeque seu combo às individualidades de cada perfil.

Dê algum desconto, mesmo que seja mínimo: mostre aos clientes que, além da vantagem de presentearem seus pais com não apenas um, mas muitos produtos da cesta, eles poderão pagar um pouco menos por isso. Deixe claro que, se comprados individualmente, os produtos sairiam mais caros do que o valor promocional do seu kit especial de Dia dos Pais.

Para finalizar, deixamos aqui aquele bom conselho de pai: antes de qualquer negociação, seja com novos clientes ou recorrentes, consulte o CNPJ ou CPF. Isso lhe dará mais segurança e tranquilidade com relação ao recebimento do que foi negociado, além de poder te auxiliar na personalização das formas de pagamento. Consulte à CDL Manaus.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing - CDL Manaus 

Repórter: Gabriel Leite 

Foto: Arte Ascom/MKT CDL

 

 

 

 

 

 

 

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