16.07.2020

Manaus ganha novo complexo viário que interliga Zonas Oeste e Centro-Sul

Sistema viário conta com estação de transferência que possibilita conexão de linhas de ônibus utilizando sistema de bilheteria eletrônica

complexo viário Ministro Roberto Campos, na Avenida Constantino Nery, Zona Centro-sul de Manaus, foi entregue no fim de junho a população. O sistema interliga as Zonas Oeste e Centro-Sul da capital, e conta, ainda, com uma estação que inclui duas novas linhas de ônibus. A obra foi construída em 15 meses e teve custo total de R$ 63 milhões, segundo a prefeitura.

A obra faz a interligação entre as Zonas Oeste e Centro-Sul, por duas passagens subterrâneas, e Norte e Sul, por uma plataforma principal. Com a entrega da estrutura, foram desativados, ao todo, sete semáforos, para a construção de rotas alternativas e passarelas de pedestre no local.

Ocupando uma área de 35 mil metros quadrados, o complexo viário possibilita a interligação entre a rua João Valério, no sentido Leste-Oeste, com a avenida São Jorge. Uma passagem subterrânea levará o tráfego de veículos, tanto no sentido bairro São Jorge quanto para a avenida Constantino Nery, sentido Centro.

Outra passagem sob a Constantino Nery interliga a avenida São Jorge e a rua Pará, pela rua Arthur Bernardes. Uma via paralela também permitirá que o motorista que trafega pela avenida São Jorge possa dobrar à direita, de forma livre, para acessar a avenida Constantino Nery.

O acesso do bairro São Jorge à zona Norte se dá pela rua João Alfredo, logo depois da passagem subterrânea de acesso à rua Pará. Para fazer o itinerário no sentido bairro, o condutor deverá entrar na passagem subterrânea de acesso à rua Pará e convergir à direita na rua João Alfredo, que terá o sentido de direção invertido. Assim, poderá acessar a rua São Geraldo, que também será invertida, e chegar à avenida Constantino Nery, seguindo em direção à zona Norte.

De acordo com o prefeito de Manaus, Arthur Neto, esta é a maior obra de mobilidade urbana já construída em Manaus. “Apesar de tanto desgaste causado pela pandemia, nós geramos empregos e trabalhamos com 200 empregos diretos durante a construção”, disse.

Arthur também justificou a homenagem prestada ao economista Roberto Campos, que dá nome ao novo complexo viário. “O importante é entregar essa obra em tempo recorde, uma obra que homenageia um grande amigo da Amazônia, o ministro Roberto Campos, que foi o idealizador da Zona Franca de Manaus. Um economista liberal, que sempre foi a favor de trabalhar a tecnologia, pensando no amanhã e a gente deve a ele a ZFM”. Se ele fosse vivo, estaria influenciando no sentido de fazer as reformas que a ZFM merece e precisa”, destacou.

Miniterminal passa a funcionar no local

O complexo viário Ministro Roberto Campos também conta com estação de transferência São Jorge, que possibilita a conexão de linhas de ônibus utilizando o sistema de bilhetagem eletrônica com o uso do Cartão Cidadão. Conforme a prefeitura, a integração na estação segue os moldes de um 'miniterminal'.

A estação de transferência São Jorge é composta por duas plataformas: a superior, na avenida Constantino Nery, que receberá as linhas troncais; e a inferior, na alça de retorno ao São Jorge, que receberá as linhas de ônibus alimentadoras, ambas interligadas por elevadores e passarelas, que também permitem a travessia de pedestres na Constantino Nery.

O embarque e desembarque de passageiros será feito por um conjunto de 20 portas automáticas, dispostas em ambos os lados da estação de transferência, que tem capacidade de receber até quatro ônibus articulados ou trucados com porta à esquerda por vez, dois em cada sentido da via.

Totalmente fechada, para garantir o controle na entrada e na saída do usuário, a estação conta com sistema de monitoramento por câmeras. As portas automáticas terão abertura e fechamento acionados, remotamente, por um sensor controlado pelos próprios motoristas dos coletivos.

A Prefeitura informou que a estação de transferência São Jorge é a primeira de uma sequência de quatro estações com a mesma dinâmica, que estarão situadas no perímetro do corredor Sul/Norte, entre os terminais de integração 1 (Constantino Nery) e 3 (Cidade Nova). Serão as estações de transferência São Jorge, Arena, Santos Dumont e Parque das Nações.

A Prefeitura informou, ainda, que o complexo viário contará com a segurança patrimonial da Guarda Municipal, com patrulhamento fixo e móvel, incluindo cinco guardas revezando a cada turno. A população pode ajudar na preservação do espaço e realizar denúncias sobre ocorrências ou danos, por meio do 153, central de operações da Guarda Municipal que funciona 24 horas.

Assessoria de Comunicação e Marketing - CDL Manaus

Repórter: Gabriel Leite