16.07.2020

FCDL-AM, CDL Manaus e demais órgãos debatem recuperação econômica com governador Wilson Lima

O governador Wilson Lima se reuniu, por videoconferência, no início do mês, com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), para discutir os pleitos do setor comercial no contexto da retomada das atividades econômicas. Além de representantes de entidades de classe, participaram do encontro o secretário de Fazenda (Sefaz-AM), Alex Del Giglio; da Receita, Dário Braga e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga.

O presidente da FCDL-AM, Ezra Benzion Manoa, saudou a presença dos participantes destacando os pleitos feitos pelas entidades de classe que representam o comércio no Amazonas. “Estamos passando por um momento muito dificil em relação ao Covid-19 que ocasionou a queda drástica nas vendas, ou seja, tem setores que estão indo bem, outros não estão, e, muitos deixaram de atuar. Houve muitos fechamentos de empresas, perda de empregos, restrições de consumo. Entendemos que o Estado por mais que tenha feito a decisão correta em reabrir o comércio em ciclos, ainda estamos tendo muitas dificuldades”, disse

Entre as demandas avaliadas pelo Governo do Estado, está a revisão da taxa estadual para concessão de Regime Especial de tributação, que aumentou de R$ 60 para R$ 300 em gestão passada. De acordo com a Sefaz, a revisão será feita por meio de projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa.

Durante a reunião, Wilson Lima destacou que o Governo do Amazonas sempre priorizou o diálogo e a transparência com todos os setores na tomada de decisões relacionadas à pandemia do novo coronavírus, incluindo as medidas de restrição e retomada das atividades não essenciais.

“O diálogo e a transparência que o Governo do Estado demonstrou naquele momento foram fundamentais, sobretudo para que vocês entendessem as decisões que nós estávamos tomando. Eu assumi alguns riscos e vocês, em muitas ocasiões, assumiram comigo esses riscos. E se nós não tivéssemos tomado aquelas decisões, naquele momento, nós não conseguiríamos chegar aonde nós chegamos”, afirmou o governador, ressaltando o cenário atual de estabilização dos números da Covid-19.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio), Aderson Frota, reconheceu o empenho e o compromisso do governador em reduzir os impactos da crise sanitária na economia.

“Naquele momento era preciso, realmente, ter muita boa vontade, muita serenidade para conduzir as coisas pelo caminho mais correto possível. Nós queremos agradecer a sua sensibilidade, empenho, atenção e carinho com o segmento comercial e de serviços”, disse.

Recuperação

No encontro com os representantes do comércio, Wilson Lima apontou as ações implementadas pelo Governo do Estado para garantir o equilíbrio das contas durante a pandemia, como o Plano de Contingenciamento de Gastos, que permitiu redução de despesas.

Para estimular a recuperação econômica e manter os empregos, o governo também criou o Crédito Emergencial, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), voltado aos autônomos, microempreendedores individuais (MEIs), profissionais liberais e do setor primário.

O prazo para acesso ao programa foi prorrogado até o mês de novembro, garantindo que mais pessoas tenham acesso ao crédito, destinado a custear despesas e custos operacionais, como folha de pagamento.

“Apesar de toda a crise econômica pela qual passou o país, e ela ficou agravada por conta do Covid-19, nós conseguimos manter aqui um certo equilíbrio fiscal. Tanto que nós conseguimos, no mês de junho, nos dias 25 e 26, pagar a primeira parcela do 13º salário dos servidores, e isso foi importante para aquecer a economia. Foram R$ 220 milhões injetados na economia, e tudo isso é resultado desse esforço que a gente fez aqui de enxugamento, de redução de contratos e modernização de alguns processos”, acrescentou o governador.

Ao final do encontro, o presidente da FCDL-AM se mostrou ainda insatisfeito, uma vez que as entidades possuem 12 pleitos a serem defendidos junto ao governo. “Esse é o começo de uma luta que pretendemos ter êxito, os contadores precisam se mostrar mais, pois a maioria dos subsídios vem dos contadores. Os empresários tem que comprar, vender, tomar conta da loja, cuidar dos colaboradores, nós não temos as minúcias dos detalhes, vocês podem participar muito mais com seus clientes e orientar novas alternativas para diminuirmos nossos gastos’, disse Ezra Benzion.

Bezion concluiu marcando um novo encontro com representantes da Sefaz e contadores nos próximos 30 dias para apresentação de novos pleitos que não foram atendidos na ocasião.

Assessoria de Comunicação e Marketing - CDL Manaus

Repórter: Gabriel Leite