18.03.2020

Diretorias da FCDL-AM e CDL Manaus se reúnem para debater impacto do Covid-19 no comércio

As diretorias da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), esteve reunida no fim da tarde de ontem (17), na sede da entidade, para discutirem medidas a serem tomadas nos setores do comércio e serviço, e um debate sobre o cenário econômico do Estado com a proliferação do Covid-19 na capital.

Até o fim da tarde de hoje, três casos do novo Coronavírus foram confirmados em Manaus. O primeiro, foi o da esposa de um funcionário da Polícia Civil, que retornou de uma viagem a Londres. O segundo foi o do médico Jacob Cohen, que se contaminou com o vírus ao manter contato com colegas norte-americanos, paulistas e canadenses, num grupo de 25 pessoas, operando em Parintins. O terceiro caso confirmado, foi do diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Amazonas, biólogo Sérgio Luís Bessa Luz.

A CDL Manaus entende que o momento é de precaução e cautela e que as medidas de preservação da saúde da população devem vir em primeiro lugar. Por isso, recomenda que as orientações passadas por órgãos de saúde e pelo governo estadual sejam acatadas. A entidade acredita também que esta é uma fase e que, para que as atividades voltem ao normal o mais breve possível, é preciso a contribuição de todos.

A reunião, objetivou ainda, tomar decisões e medidas a serem apresentadas em reunião que ocorrerá hoje (18), na sede do Governo do Estado com mais de 15 entidades de classe, que farão apresentações de possíveis precauções para o combate ao Covid-19.

A CDL Manaus está orientando toda a classe empresarial lojista, no que se refere aos procedimentos básicos e protocolos de precauções devidamente instruída pelos órgãos de saúde, divulgando medidas de prevenção como lavagem das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, uso de lenço descartável, evitar locais aglomerados, além de alertar a população para que em casos de sinais e sintomas da doença, procurar uma unidade de urgência.

Ainda durante o encontro, o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, demonstrou preocupação da entidade com a classe empresarial lojista do Estado, assim como da população em geral e, afirma, que a FCDL-AM e a CDL Manaus estão engajadas em ações de combate à propagação do Coronavírus. “Estamos com o encontro marcado junto aos líderes do governo, para que possamos propor medidas que possam quebrar o elo de propagação da doença. Entendemos que medidas extremas poderão ser tomadas a qualquer momento, mas que elas possam ocorrer conforme a necessidade e a realidade enfrentada pelo nosso Estado. Mas não adianta apenas fechar estabelecimentos, a população precisa entender o isolamento momentâneo, assim como as medidas de saúde que devem ser intensificadas”, frisou.

Assayag disse ainda, que a CDL está antenada com o restante do país para quebrar a corrente de proliferação do novo Coronavírus. “Precisamos ser duros, cautelosos e trabalhar juntos para que essa epidemia não chegue nos lojistas, colaboradores e familiares”, concluiu.

Assessoria de Comunicação e Marketing - CDL Manaus

Repórter: Gabriel Leite