29.04.2019

Vendas do Dia das Mães devem ter aumento de 3,5% na capital em relação ao ano passado, estima CDL Manaus

Segundo a entidade, vestuário, calçados e devem liderar vendas para a sazonalidade deste ano

As vendas do setor de varejo durante o mês de comemoração ao Dia das Mães (maio) deste ano devem ter um aumento de 3,5%, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus).

De acordo com a CDL, a expectativa é de que haja crescimento em todos os setores envolvidos de alguma forma com a data comemorativa, que é considerada a segunda mais importante do calendário do varejo nacional. O ticket médio de compras é de R$ 144,90 e o setor deve arrecadar uma receita bruta de mais de R$ 140 milhões.

O destaque deste ano, segundo a entidade, tende a ser o setor de vestuário 19,7% dos entrevistados vão presentear suas mães com vestuário; seguido de calçados (19,7%); e perfumes e cosméticos (17,9%). Vestuário e caçados aparecem no topo da lista nas pesquisas de intenção de presentear, uma vez que envolve produtos de menor valor. Na sequência, conforme a CDL Manaus, vem o setor de bolsas e acessórios (16,8%); joias e relógios (8,1%); e eletrodomésticos (7,2%).

O que se percebe, é que o comportamento do consumidor continua o mesmo, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando o levantamento apontou vestuário (19,3%) como preferência de presentes; calçados (19%) e eletrodomésticos (17,5%).

Por outro lado, também, a pesquisa da CDL Manaus apresenta o que as mães gostariam de ganhar, e na lista estão: vestuário (18,2%), calçados (16,4%), celulares e smartphone (14,9%), perfumes e cosméticos (13,9%), joias e relógios (9,6%), bolsas e acessórios (6,7%), almoço ou jantar (3,6%); e viagem e passeios (3,6%).

Dos que vão presentear, 71,5% disseram que vão presentear a própria mãe, 10,5% a esposa, 4,8% a avó, 2,8% a filha e 2,2% vão presentear a sogra. Destes, 20% tem idade entre 18 e 24 anos; 62% têm idade entre 25 e 44 anos; e 18% tem entre 45 e 60 anos.

A pesquisa mostrou que 69% dos que vão presentear estão empregados no comércio; 15% na indústria; 10% dos entrevistados são empregados do terceiro setor; e 6% são profissionais liberais.

Na hora de comprar, 56% disseram que vão adquirir o presente do Dia das Mães em shoppings; 21% em lojas de departamento; 13% irão comprar no Centro de Manaus; 8% na internet; e 2% nos supermercados.

Na hora do pagamento, 43% dos entrevistados vão parcelar as compras no cartão de crédito; 22% vão efetuar a compra no cartão de débito, 21% vão usar dinheiro; 10% irão utilizar crediário de loja e 4% vão comprar à vista no cartão de crédito.

Destes, 31% disseram que vão comprar itens entre R$ 50 a R$ 100; 26% deve gastar entre R$ 100 a R$ 200; 11% entre R$ 200 a R$ 500; e 6% acima de R$ 500; e 3% acima de 1 mil.

Entrevistados

A CDL Manaus perguntou, também, qual a avaliação para o atendimento no comércio em Manaus. Dos entrevistados, 33% classificaram o atendimento como regular; 29% classificaram como bom; 13% como ótimo; 15% como ruim; e 10% classificaram como péssimo.

A entrevista da CDL Manaus foi realiza entre os dias 1º e 12 de abril, ouviu 500 pessoas na capital do Amazonas.

Veja a pesquisa na íntegra: https://bit.ly/2V7UPU3

Assessoria de Comunicação de Marketing - CDL Manaus