Not?cias

06.02.2019

Prefeito e primeira-dama recebem homenagem da CDL Manaus em almoço com empresários

Compartilhe: WhatsApp

Órgãos municipais e entidades de classes, integrantes do Comitê de Desburocratização, também foram homenageados

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, foram os convidados de honra da primeira reunião da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), realizada na tarde desta terça-feira (5), na sede da entidade, localizada no Condomínio Amazonas Flat Service, Avenida Djalma Batista, 3000.

Além das pautas diretamente relacionadas ao comércio, a reunião teve como objetivo homenagear a Prefeitura de Manaus pelo trabalho de assistência às famílias vítimas do incêndio ocorrido no bairro Educandos, Zona Sul, em dezembro do ano passado e pela modernização do Plano Diretor do município.

Na ocasião, o prefeito aproveitou o encontro com os empresários para evidenciar sua preocupação com o destino da Zona Franca de Manaus e da Floresta Amazônica, como tem feito em uma série de artigos publicados em sua página pessoal e repercutidos nacionalmente, alertando os brasileiros sobre a importância da manutenção do parque industrial para o desenvolvimento sustentável da região.

A CDL Manaus, que tem sido parceira da prefeitura e já tendo doado mais de 35 toneladas de mantimentos para a campanha #ManausSolidária, exibiu um vídeo sobre as ações do município no caso Educandos e entregou à primeira-dama Elisabeth Valeiko uma placa em homenagem ao trabalho. “Nós estamos muito agradecidos não apenas aos empresários, mas aos cidadãos que se empenharam, se doaram, de forma tão generosa por essa causa tão bonita, que é ajudar ao próximo”, disse a presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, que fez um breve balanço das doações recebidas.

Um grande trabalho integrado, com a coordenação do Manaus Solidária e a grande solidariedade manauara, foi realizado para atender as mais de 700 famílias vítimas do incêndio no bairro Educandos. As ações incluíram cadastro, recebimento e entrega de milhares de doações recebidas, além da liberação do auxílio-aluguel, mesmo sem recursos do governo federal.

O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, ainda destacou o trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura para tornar o ambiente de negócios em Manaus mais vigoroso e atraente. Entre elas, a criação do Comitê de Desburocratização e a atualização do Plano Diretor da cidade. Arthur também recebeu uma placa de homenagem por esse desempenho. “A prefeitura tinha 185 taxas, agora só temos 85”, lembrou Assayag.

Zona Franca

Durante o encontro, o prefeito e seus secretários da área econômica e de planejamento expuseram sobre a situação econômica e tributária da cidade de Manaus e as mudanças adotadas por influência do Comitê de Desburocratização, que estão facilitando as licenças. O prefeito também pediu aos empresários que se unam à luta pela sobrevivência da ZFM.

“A Zona Franca de Manaus chegou ao ponto que para acabar não precisa acabar com incentivos, basta ficar como está. Nós precisamos de novos polos, de uma reforma de infraestrutura, portos, estradas, hidrovias”, destacou Virgílio. “Precisamos de investimento em capital intelectual, em inovação tecnológica”, concluiu.

Arthur destacou, ainda, a urgente necessidade de que a biotecnologia seja integrada ao projeto ZFM e lamentou que isso não tenha ocorrido, apesar de o Centro de Biotecnologia da Amazônia existir há quase 20 anos. “Estamos perdendo um tempo precioso”, afirmou.

O prefeito ponderou as necessidades de incremento da indústria 4.0 e de novas matrizes econômicas, como o Turismo. “A Zona Franca funcionando a todo vapor nos dá tempo econômico e político para implantamos novas matrizes. E a indústria 4.0 pode nos dar esse fôlego. Temos que apostar na indústria 4.0 e não desperdiçarmos tempo, como fizemos nos últimos 50 anos”, disse.

Ele voltou a apontar a importância da ZFM para manter a Floresta em pé e ainda sobre as demandas mundiais sobre a água, o que coloca o estado do Amazonas em uma situação singular no cenário internacional. “Temos que garantir nosso prestígio na economia internacional”, concluiu.

Centros comerciais

A presidente da Associação dos Empresários do Vieiralves, Adlinez Moreno, durante a reunião, ressaltou a importância do Vieiralves para os consumidores. “Nós estamos unidos em busca de um Centro Comercial melhor. O Vieiralvez é um bairro de Manaus tão charmoso que tem uma diversidade imensa de produtos e serviços para oferecer, tanto para moradores, quanto para as pessoas que passam pelo bairro. Nós temos mais de 800 empresas ativas na região, estamos com um projeto de revitalização junto a prefeitura para que esse bairro se torne um local ainda mais agradável para seus clientes e moradores”, expos.

Questionada sobre se com o apoio da prefeitura de Manaus, poderia gerar novos negócios nessa região, Adlinez acredita que quanto mais o bairro tiver aconchegante e preparado para receber os clientes e turistas, terá maior probabilidade de expansão. “Ali tem uma diversidade de segmentos comerciais que vai desde às cafeterias, lojas de roupas e confecções, clinicas médicas, até salões. Para melhorar a acessibilidade, estamos em busca diariamente para a revitalização de calçadas, lixeiras, recapeamento de ruas. Além de tudo que a prefeitura já fez, nós precisamos de mais”, destacou.

Pleitos

Durante a reunião, o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, destacou propostas que beneficiarão o comércio se aprovadas pelo prefeito e pela Câmara Municipal. Dentre os pleitos, estão: revogação do Decreto 2.764 de 2014 – Parâmetros para Comunicação Visual Urbana do Corredor Urbano Sul/Norte, Segmento Sul, da Cidade de Manaus; Extinção da CTPCU – Comissão Técnica de Planejamento e Controle Urbano –    Determinando suas atribuições para o IMPLURB - Lei complementar nº 002, de 16 de janeiro de 2014; assento no COMDEMA – Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente; e a abertura das ruas de calçadões do Centro de Manaus para melhor fluxo dos consumidores, além de melhorar a parte visual da região.

Adote uma passarela

Um projeto de iniciativa da Prefeitura de Manaus que está tendo destaque é o ‘Adote uma passarela’. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) é responsável pela passarela que fica localizada na Avenida Torquato Tapajós (Em frente a Italux). O acesso está passando por uma reforma e, assim que inaugurada, além de realizar a obra, a entidade também será a responsável pela manutenção da estrutura pelos próximos anos.

O Programa Adote Manaus é uma ação conjunta entre a Semppe e o Instituto Municipal Planejamento Urbano (Implurb), permitindo que empresas ou associações, que tenham CNPJ realizem recuperação em logradouros, como canteiros centrais, quadras, praças, passarelas e outros espaços públicos municipais, além de assumirem a manutenção dessas áreas, conforme o Decreto nº 3.280, de 24 de fevereiro de 2016, publicado no Diário Oficial do Município (DOM)

Como contrapartida, o parceiro poderá utilizar o mesmo espaço para fazer a própria publicidade de acordo com o previsto na Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman).

Homenageados

Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto – Prefeito de Manaus.

Elisabeth Valeiko Ribeiro – Presidente do Fundo Manaus Solidária Primeira-dama.

Joelson Sales da Silva – Presidente da Câmara Municipal de Manaus.

Lourival Litaiff Praia – Secretário Municipal de Finanças.

Major QOPM Marco Antônio de Lima – Secretário Municipal de Trabalho Empreendedorismo e Inovação.

Cláudio Guenka – Diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano.

Carlos Martins Júnior – Diretor em exercício do Visa Manaus.

Rafael Albuquerque Gomes de Oliveira – Procurador Geral do Município.

Manoel Carlos de Oliveira Júnior – Presidente Regional de Contabilidade.

Frank do Carmo Souza – Presidente do Sindicato da Industria da Construção Civil do Amazonas.

Jean Farias dos Santos – Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing - CDL Manaus 

Repórter: Gabriel Leite 

 

 

 

 

 

Newsletter

Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos