06.02.2019

Materiais escolares variam de preço de acordo com estabelecimentos comerciais em Manaus, aponta Procon-AM

Quem tem filho sabe o quanto pesa no bolso a compra de material escolar. Afinal, esses gastos se juntam a outros do mês de janeiro com matrícula, fardamento, livros, etc. Para quem tem mais de um filho, a coisa se agrava. O jeito então é buscar forma de economizar. Por isso, o Programa de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM) realizou, nos dias 4, 7 e 8 de janeiro, uma pesquisa comparativa de preços de 33 itens do material escolar em seis estabelecimentos comerciais.

As maiores variações aparecem no produto lápis preto de diferentes modelos, em que a diferença encontrada chega a 443%. O menor valor é de R$ 0,35 e o maior é R$ 1,90, seguido de 420% (R$ 1,30 e 0,25) e de 400% (R$ 1,00 e 0,20), sendo que neste último incluem-se também a borracha branca. Em outros itens, como caderno universitário e brochura, as variações encontradas foram de 121% (R$ 20,75 e 9,40) e de 98% (R$ 9,90 e 5,00), respectivamente.

O objetivo da pesquisa foi oferecer referência e dar ênfase na proteção dos interesses do consumidor quanto ao preço e ofertas de produtos e serviços, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, é importante o consumidor levar em consideração o valor total da lista do material escolar, as formas de pagamento, comodidade, vantagens. Ele aconselha os consumidores a observarem, antes de irem às compras, os itens que já possuem e que estão em condições de uso.

"Alguns locais oferecem desconto para compras em grande quantidade, portanto é interessante vários consumidores se juntarem e comprarem em um só estabelecimento. Outra dica é não levar os filhos às compras, pois como eles não têm noção econômica e financeira vão escolher produtos com marcas de personagens ou que são lançamentos, e estes, com certeza, possuem preços mais elevados", aponta.

Vendas

Para o diretor da Livraria Lira, Erick Lira, as vendas mantiveram a mesma média de 2018. “Nós temos que combinar que isso já é grande coisa. Não dá pra crescer, mas conseguindo manter está muito bom”, assegurou.

O diretor contou que pôde perceber uma antecipação das compras para a aquisição do material escolar já no mês de dezembro. “Nada muito significativo, mas comparado ao ano anterior, a gente viu que teve uma procura maior. [...] Desafoga a demanda de janeiro”, contou.

Segundo Lira, a movimentação começa a ficar mais intensa na segunda quinzena deste mês até o carnaval.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), as vendas desses artigos estão cada vez mais desaparecendo, “Nós temos algumas lojas especializadas em materiais escolar oferecendo vantagens aos consumidores, no entanto, são poucas, o maior problema é que tudo está virando digital, as grandes empresas que vendem esses artigos estão quebrando no Brasil, e agora elas estão comprando colégios e trazendo a cultura de pesquisas, de livros, cadernos, para manter esse mercado”, explicou.

“Hoje, com os dispositivos móveis, onde você pode ter tudo na palma da mão, fica muito difícil para as empresas investirem nesses materiais. Eu fico preocupado com esse segmento, mas com a esperança de que eles possam se reinventar.

Dicas para economizar

Reutilize os produtos do ano passado que ainda estão em bom estado;

Organize um bazar de trocas de artigos escolares entre amigos ou vizinhos;

Pesquisar é muito importante! Compare marcas e estabelecimentos e fique atento;

Pode valer a pena comprar os livros didáticos diretamente da editora;

Outra opção para compra de livros é pesquisar em sebos, inclusive pela internet;

Evite artigos sofisticados, com características de brinquedo, ou com personagens infantis licenciados;

A instituição só pode recomendar que a criança não reutilize um livro usado se a obra estiver desatualizada;

A escola também não pode exigir marcas ou locais de compra específicos;

A escola não pode solicitar produtos de uso coletivo, como os de higiene e limpeza;

Fique atento às exigências feitas, porque não é raro haver abusos. Você pode comprar a quantidade que acha necessária e ir comprando o restante quando for necessário.

Assessoria de Comunicação e Marketing - CDL Manaus

Repórter: Gabriel Leite