Not?cias

06.02.2019

Responsabilidade compartilhada de espaços públicos está mudando a paisagem de Manaus

Compartilhe: WhatsApp

 

Praças revitalizadas, parques recuperados e mais qualidade de vida para a população de Manaus com áreas de convívio social revigoradas. Esse tem sido o resultado do Programa de Adoção de Espaços Públicos, implementado pela Prefeitura de Manaus e que está mudando a paisagem e a rotina nos bairros da capital, como na Compensa, com a inauguração do Parque da Juventude Rio Xingu, nos arredores da praça Santos Dumont, no Centro, e no Planalto, com as obras de revitalização da praça das Flores.

Segundo o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a partir da criação da Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), diversas empresas e a própria população passaram a ter um entendimento maior da importância do colaborativismo no serviço público e têm sido importantes parceiros das ações da prefeitura.

“Desde que assumi a gestão da cidade de Manaus as parcerias público-privadas foram priorizadas e, sobretudo, após a efetivação da Semppe, essa política vem ganhando força, mostrando resultados muito positivos. Manaus é linda e é a nossa cidade, de todos nós, então é muito bom perceber que empresas e a própria população estão somando forças com o nosso projeto de tornar a capital ainda mais urbanizada”, destaca Virgílio.

Exemplo dessa responsabilidade compartilhada tem acontecido na praça das Flores, localizada na rua Croto, Conjunto Flamanal, Planalto, zona Oeste, onde a construtora MRV e MAC Empreendimentos Imobiliários realizam serviços de recuperação do espaço e moradores voluntários da comunidade estão ajudando a pintar e organizar cada detalhe. Ao fim das obras, a praça será adotada pela Associação do Conjunto Flamanal e terá sua manutenção garantida pelos próximos cinco anos.

A praça das Flores vai contar com revitalização urbana e paisagística, com a construção de novas calçadas com acessibilidade, bancos, novo paisagismo, lixeiras, nova biblioteca ao ar livre, onde funciona o “Espaço do Conhecimento Sustentável”, playground, iluminação decorativa em LED, pintura das quadras, academia ao ar livre adaptada para cadeirantes, além de asfaltamento, pintura do meio-fio, calçadas e iluminação LED no entorno.

A secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves, reforça que todo o investimento foi realizado pela iniciativa privada. “Estamos estabelecendo uma nova relação de parcerias com a iniciativa privada e a população de Manaus, seguindo a determinação do prefeito Arthur em buscar formalizar projetos que tornem a cidade mais verde e sustentável, por meio de revitalizações paisagística e urbana, promovendo o bem-estar coletivo e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Estamos contentes, porque empresas e associações estabelecidas na cidade vêm atendendo ao chamado da prefeitura”, comemora.

A revitalização e adoção da praça é fruto de uma ação integrada entre a Semppe e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza Urbana (Semulsp), Infraestrutura (Seminf), de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e os institutos municipais de Planejamento Urbano (Implurb) e de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

Cidadania

O presidente da Associação do Conjunto Flamanal, Gilberto Ribeiro, diz que a revitalização dará uma nova roupagem ao logradouro que, atualmente, já é frequentado pela comunidade. Segundo ele, o “Espaço do Conhecimento Sustentável”, uma área da praça onde há quatro geladeiras com livros doados, é bastante utilizado pelas crianças para leitura, estudos e está ficando totalmente personalizado e mais lúdico.

“O mínimo que podíamos fazer seria adotar esse espaço que tanto usamos. Crianças e jovens utilizam como espaço de convivência. E a área usada para a prática de leitura e estudo pelas crianças está ganhando uma nova vida com a ajuda de todos os nossos voluntários. Queremos ver o espaço sempre muito bem frequentando e valorizado pela população”, destaca.

A química Brenda Paiva, 24, uma das voluntárias, disse que é muito bom contribuir com a pintura nas geladeiras e objetos de decoração. “Quando vemos as crianças deixando a tecnologia de lado para brincar ao ar livre, faz toda a diferença. E queremos deixar esse espaço mais aconchegante para que mais crianças possam utilizá-lo”, conta.

Também voluntário e morador do bairro, o educador físico Walcymar de Moura lembra que a quadra de basquete da praça foi a primeira do Estado a funcionar em área pública, no final da década de 80. “Em 2003, ganhamos duas tabelas originais e trouxemos para substituir as antigas. Nesse espaço, iniciamos o projeto para estimular adultos e crianças a praticarem o esporte. Como resultado, vários jovens que treinavam conosco chegaram a conquistar o 3º lugar do Campeonato Amazonense de Basquetebol. Para todos nós, isso é um marco e a revitalização do espaço trará novas oportunidades aos nossos alunos que brincam todos os dias de segunda a domingo”, destaca o educador, que pretende resgatar o “Programa de Desenvolvimento Desportivo em Basquetebol” na comunidade.

 

Adote uma passarela

Um projeto de iniciativa da Prefeitura de Manaus que está tendo destaque é o ‘Adote uma passarela’. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) é responsável pela passarela que fica localizada na Avenida Torquato Tapajós (Em frente a Italux). O acesso está passando por uma reforma e, assim que inaugurada, além de realizar a obra, a entidade também será a responsável pela manutenção da estrutura pelos próximos anos.

Outros quatro projetos de revitalização de passarelas estão em processo de formalização, por meio do “Programa Adoção de Praças”.

A primeira passarela inaugurada foi a de responsabilidade de uma faculdade, na Avenida Djalma Batista, ainda no ano passado.

Convite

O Programa de Adoção de Praças é uma ação conjunta entre a Semppe e o Instituto Munici Planejamento Urbano (Implurb), permitindo que empresas ou associações, que tenham CNP realizar recuperação em logradouros, como canteiros centrais, quadras, praças, passarelas outros espaços públicos municipais, além de assumirem a manutenção dessas áreas, conforme o Decreto nº 3.280, de 24 de fevereiro de 2016, publicado no Diário Oficial do Município (DOM)

Como contrapartida, o parceiro poderá utilizar o mesmo espaço para fazer a própria publicidade de acordo com o previsto na Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman).

“Quando fomos convidados a participar dessa parceria, ficamos honrados pelo caráter inovador desta proposta da prefeitura, em compartilhar essa responsabilidade. Inclusive nos comprometem manter a passarela sempre em boas condições pelos próximos anos”, observou o superintendente da CDL Manaus, Manuel Joaquim.

 

Agência CDL e Prefeitura de Manaus 

 

Newsletter

Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais