06.02.2019

Amazonas terá sete feriados prolongados este ano

Quem é que não curte um feriadão prolongado? Para o cidadão comum é ótimo, no entanto, empresários do comércio, da indústria e do setor de serviços divergem a respeito do número de feriados nacionais, estaduais e municipais no calendário deste ano.

Para eles, o enforcamento de datas, com a possibilidade de mais dias de folga, pode ser positivo ou negativo dependendo do ramo de atuação. Considerando datas nacionais e estaduais, o Amazonas terá sete feriados prolongados em 2019.

Este ano será de menos descanso para os brasileiros. Diferente de 2018, o calendário de 2019 apresenta menos feriados prolongados. Das 13 comemorações nacionais presentes no calendário, apenas cinco são “feriadões”. Todo ano, com base na legislação, o Ministério do Planejamento divulga os dias que serão de folga para os servidores da administração federal e assim os governos estaduais e municipais organizam o cronograma do ano em exercício.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, acredita que 2019, de modo geral, será um ano bom para o comércio. “Vamos ter menos feriados prolongados. Então, o resultado das vendas para o comércio será melhor em comparação com 2018, A princípio teremos melhores resultados”, resume.

Quatro feriados nacionais vão cair no fim de semana, três no sábado (Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados) e um no domingo (Tiradentes). Entre os feriados prolongados está o da Semana Santa, que começa na sexta-feira, 19 de abril, e termina no domingo de Páscoa, dia 21, que também é feriado de Tiradentes.

Mais dias de folgas

Quem está pensando em dar uma esticadinha pode contar com o dia 20 de junho, Corpus Christi (quinta) ou 15 de novembro, dia da Proclamação da República (sexta). Manauaras e amazonenses podem se alegrar um pouco mais, pois será possível descansar em mais duas datas: na elevação do Amazonas à categoria de Província, dia 5 de setembro e no aniversário de Manaus, 24 de outubro.

Dois feriados vão cair na quarta-feira quando a possibilidade de emendar é menor: Dia do Trabalho e Natal.

Os feriados nacionais de 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro foram instituídos pela lei de nº 662, de 1949. O de 12 de outubro, pela lei de nº 6.802, de 1980. E o da Sexta-Feira da Paixão foi instituído pela lei de nº 9.093, de 1995.

Pontos facultativos

Entre os pontos facultativos, está a segunda-feira de Carnaval, dia 4 de março e a Quarta-feira de Cinzas até às 14h. Outra data facultativa é o Dia do Servidor Público, estabelecido pela lei de nº 8.112 de 1990, além das vésperas de Natal e de Ano Novo após às 14h. O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é um feriado estadual. A data ainda não se tornou feriado nacional, mas já consta no calendário de 1.045 municípios do Brasil.

No dia 8 de dezembro, festeja-se o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Manaus e do Amazonas. Neste ano, a data cai em um domingo. O calendário nacional inclui os feriados santos de Paixão de Cristo, Corpus Christi e Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Dica do presidente

Para o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, entre as soluções para evitar a queda no faturamento por conta dos feriados é transferir alguns para segunda-feira, estratégia adotada em Portugal. “O feriado que vai cair na terça, quarta ou sexta transfere para segunda-feira. Isso diminui o problema das vendas porque segunda é o dia mais fraco para o comércio e a perda é de apenas 30%. Esse é o caminho para diminuir as perdas no ano em que a economia precisa crescer”, avalia.

Ele avalia que o número menor de feriados prolongados em 2019 terá como reflexo no comércio o aumento do volume de venda acumulada no ano. “Também é bom o resultado de alguns feriados, por exemplo, na quinta-feira que automaticamente os governos dão ponto facultativo na sexta e emenda para três ou quatro dias. Neste momento nós recebemos também turistas e também vamos para os interiores. Os feriados deste ano vão dar mais conforto ao lojista e ao turista”, afirmou.

Conforme Assayag, a loja que abre em dia de feriado apresenta 50% de perda de venda. “Quando o feriado é longo, os shoppings nas áreas de lazer, alimentação e cinema lotam. Então, aumenta o volume e uma contrapartida em relação à essa venda”, explicou.

Feriados prolongados

Ano Novo: primeiro feriado do ano foi em uma terça-feira, “matando” a segunda-feira.

Carnaval: 5 de março. O Carnaval, sempre no meio da semana, é sinônimo de feriado prolongado.

Semana Santa: a Sexta-feira Santa será no dia 19 de abril.

Corpus Christi: o dia 20 de junho, data da celebração católica, será uma quinta-feira.

Manaus Província: o dia 5 de setembro neste ano também será uma quinta-feira.

Independência do Brasil: 7 de setembro (sábado).

12 de outubro: Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil (sábado).

Aniversário de Manaus: comemorado em 24 de outubro (quinta-feira), é garantia de mais um feriado prolongado.

Proclamação da República: neste ano o 15 de novembro será uma sexta-feira.