Not?cias

06.02.2019

Amazonas terá sete feriados prolongados este ano

Compartilhe: WhatsApp

 

Quem é que não curte um feriadão prolongado? Para o cidadão comum é ótimo, no entanto, empresários do comércio, da indústria e do setor de serviços divergem a respeito do número de feriados nacionais, estaduais e municipais no calendário deste ano.

Para eles, o enforcamento de datas, com a possibilidade de mais dias de folga, pode ser positivo ou negativo dependendo do ramo de atuação. Considerando datas nacionais e estaduais, o Amazonas terá sete feriados prolongados em 2019.

Este ano será de menos descanso para os brasileiros. Diferente de 2018, o calendário de 2019 apresenta menos feriados prolongados. Das 13 comemorações nacionais presentes no calendário, apenas cinco são “feriadões”. Todo ano, com base na legislação, o Ministério do Planejamento divulga os dias que serão de folga para os servidores da administração federal e assim os governos estaduais e municipais organizam o cronograma do ano em exercício.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, acredita que 2019, de modo geral, será um ano bom para o comércio. “Vamos ter menos feriados prolongados. Então, o resultado das vendas para o comércio será melhor em comparação com 2018, A princípio teremos melhores resultados”, resume.

Quatro feriados nacionais vão cair no fim de semana, três no sábado (Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados) e um no domingo (Tiradentes). Entre os feriados prolongados está o da Semana Santa, que começa na sexta-feira, 19 de abril, e termina no domingo de Páscoa, dia 21, que também é feriado de Tiradentes.

Mais dias de folgas

Quem está pensando em dar uma esticadinha pode contar com o dia 20 de junho, Corpus Christi (quinta) ou 15 de novembro, dia da Proclamação da República (sexta). Manauaras e amazonenses podem se alegrar um pouco mais, pois será possível descansar em mais duas datas: na elevação do Amazonas à categoria de Província, dia 5 de setembro e no aniversário de Manaus, 24 de outubro.

Dois feriados vão cair na quarta-feira quando a possibilidade de emendar é menor: Dia do Trabalho e Natal.

Os feriados nacionais de 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro foram instituídos pela lei de nº 662, de 1949. O de 12 de outubro, pela lei de nº 6.802, de 1980. E o da Sexta-Feira da Paixão foi instituído pela lei de nº 9.093, de 1995.

Pontos facultativos

Entre os pontos facultativos, está a segunda-feira de Carnaval, dia 4 de março e a Quarta-feira de Cinzas até às 14h. Outra data facultativa é o Dia do Servidor Público, estabelecido pela lei de nº 8.112 de 1990, além das vésperas de Natal e de Ano Novo após às 14h. O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é um feriado estadual. A data ainda não se tornou feriado nacional, mas já consta no calendário de 1.045 municípios do Brasil.

No dia 8 de dezembro, festeja-se o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Manaus e do Amazonas. Neste ano, a data cai em um domingo. O calendário nacional inclui os feriados santos de Paixão de Cristo, Corpus Christi e Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Dica do presidente

Para o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, entre as soluções para evitar a queda no faturamento por conta dos feriados é transferir alguns para segunda-feira, estratégia adotada em Portugal. “O feriado que vai cair na terça, quarta ou sexta transfere para segunda-feira. Isso diminui o problema das vendas porque segunda é o dia mais fraco para o comércio e a perda é de apenas 30%. Esse é o caminho para diminuir as perdas no ano em que a economia precisa crescer”, avalia.

Ele avalia que o número menor de feriados prolongados em 2019 terá como reflexo no comércio o aumento do volume de venda acumulada no ano. “Também é bom o resultado de alguns feriados, por exemplo, na quinta-feira que automaticamente os governos dão ponto facultativo na sexta e emenda para três ou quatro dias. Neste momento nós recebemos também turistas e também vamos para os interiores. Os feriados deste ano vão dar mais conforto ao lojista e ao turista”, afirmou.

Conforme Assayag, a loja que abre em dia de feriado apresenta 50% de perda de venda. “Quando o feriado é longo, os shoppings nas áreas de lazer, alimentação e cinema lotam. Então, aumenta o volume e uma contrapartida em relação à essa venda”, explicou.

Feriados prolongados

Ano Novo: primeiro feriado do ano foi em uma terça-feira, “matando” a segunda-feira.

Carnaval: 5 de março. O Carnaval, sempre no meio da semana, é sinônimo de feriado prolongado.

Semana Santa: a Sexta-feira Santa será no dia 19 de abril.

Corpus Christi: o dia 20 de junho, data da celebração católica, será uma quinta-feira.

Manaus Província: o dia 5 de setembro neste ano também será uma quinta-feira.

Independência do Brasil: 7 de setembro (sábado).

12 de outubro: Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil (sábado).

Aniversário de Manaus: comemorado em 24 de outubro (quinta-feira), é garantia de mais um feriado prolongado.

Proclamação da República: neste ano o 15 de novembro será uma sexta-feira.

 

Agência CDL 

 

 

Newsletter

Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015