21.11.2018

Com mais de 1 milhão de votos, Wilson Lima é eleito novo governador do Amazonas

Com 87,49% das urnas apuradas, o Amazonas já conhecia o novo governador do Estado. O jornalista Wilson Lima (PSC) foi eleito em segundo turno com 58,50% dos votos válidos, o que representa 1.033.950 votos, contra 733.366 (41,50%) do atual governador Amazonino Mendes.

Wilson Lima teve a preferência dos votos também no primeiro turno das eleições, que ocorreu no domingo (7). Na ocasião, ele teve mais de 33% dos votos, enquanto o oponente, que concorria à reeleição, finalizou com pouco mais de 32%.

O governador eleito reuniu apoiadores e a imprensa na sede do Partido Social Cristão (PSC), no Conjunto Adrianópolis, na Zona Centro-Sul de Manaus. O novo governador agradeceu e reassumiu os compromissos feitos durante o período de campanha.

"Nós saímos desse processo com marcas na nossa alma, mas tendo a certeza de que o que a gente está fazendo é para um bem maior. Eu estou me entregando de corpo e alma nesse projeto. Eu estou muito comprometido. Quando eu entrei, eu entrei acreditando de verdade (...) eu quero agradecer ao povo do estado do Amazonas e me comprometer aqui mais uma vez em assumir compromisso de trabalhar dia e noite para mudar a vida desse cidadão", disse.

Reunião com empresários

Em reunião realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Wilson Lima disse que fez uma campanha com foco na preocupação com todos os setores que estimulem a economia do Estado. “Conversamos com todos os setores da comunidade para que nós possamos fazer um governo participativo. O comércio é um ente muito importante nesse processo, até porque produz riqueza, são esses empresários que sustentam a economia junto com a indústria. É importantíssimo ouvi-los e saber das necessidades, fazer com que eles possam continuar investindo e gerando emprego e renda”, comentou Lima.

“Nós montamos uma coligação que representa a mudança, o novo, pessoas que têm a liberdade para fazer as mudanças necessários. Dentre o nosso plano está criar uma secretaria de planejamento com independência técnica, além de uma Secretaria de Ciência e Tecnologia que possa tomar essas decisões de forma acertada, e claro, todas que de alguma forma possa afetar o comércio, nós vamos consultar os principais interessados, como a CDL e outras entidades de classe”, ponderou.

Encontro com jovens empresários

Realizada no Qualiy Hotel, a CDL Jovem Manaus e a Associação de Jovens Empresários do Amazonas, promoveram uma reunião com o governador eleito Wilson Lima, durante o encontro, ele disse que quer liderar o processo de união dos governadores do Norte, para blindar a Zona Franca de Manaus (ZFM) e garantir uma economia sólida para o Amazonas.

Lima falou sobre o fortalecimento dos setores primários, além do investimento no ecoturismo e no polo naval. “É redundante falar que nós temos riquezas naturais ao nosso dispor, mas o que quero abordar é que ninguém ainda se preocupou em usá-las de maneira correta. Não podemos ser reféns do modelo ZFM e ficar expostos a ataques esporádicos como o caso dos polos concentrados”, afirmou.

Na segurança pública o plano do então candidato propõe elaborar, aprovar e com foco sistêmico e perene para a preparação, efetivação e avaliação das políticas públicas e do processo organizador da expansão urbana, em permanente interação com a sociedade civil.

Campanha e propostas

Estreante na política, Wilson Lima recebeu críticas de candidatos durante a campanha, o que causou polêmica ao ser questionado sobre a inexperiência no campo político. O então candidato aproveitou para se mostrar como opção para o novo e prometeu, durante campanha mais transparência na gestão pública.

A nomeação de concursados na capital e no interior também fazem parte do plano, que incluem ainda aumento do efetivo das forças de segurança por meio de concursos públicos anuais.

No quesito Emprego e Renda, o plano apresenta a alternativa de redução tributária para empresas que aderirem a programas de incentivo a jovens aprendizes, de mulheres e outros. O programa também insere aplicação de recursos para a Universidade do Estado Amazonas (UEA), além de realizar um cronograma de conclusão das obras da Universidade.

Sobre Wilson Lima

Wilson Lima é jornalista, de 42 anos, e nasceu na cidade de Santarém, no Pará. Os conhecimentos adquiridos no curso de Gestão Turísticas lhe renderam o convite para ser assessor técnico da Secretaria Turismo da Prefeitura o convite para ser assessor técnico da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itaituba/PA, onde atuou por quatro anos. Ele já atuou como locutor comercial e apresentador de um programa jornalístico no Pará.

A mudança definitiva para o Amazonas ocorreu em 2006, quando foi convidado para ser repórter de TV em uma emissora local. Neste período, iniciou o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e também apresentava um programa de rádio. Em 2009, exercei a função de mestre de cerimônia da Prefeitura de Manaus. Em 2010, assumiu novamente a apresentação do programa de TV, onde permaneceu até tornar-se candidato.