27.09.2018

Energia solar e comunicação no interior foram temas destacados por Adjuto Afonso durante reunião com lojistas

“Eu vou lhe dá uma missão Deputado. Vejo que o senhor visita com grande frequência a Federação das Indústrias. E lá, o senhor já entra na cozinha, toma seu café lá dentro, e aqui na CDL, o senhor não tem feito isso. Eu não sei se é porque lá tem elevador e aqui tem escadas, mas eu lhe garanto que a comida aqui é tão boa quanto a de lá”, disse no tom de humor, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, em reunião com o candidato a reeleição ao cargo de Deputado Estadual, Adjuto Afonso (PDT), dizendo que espera que Afonso seja reeleito para continuar desenvolvendo um bom trabalho na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

No encontro, estiveram presentes o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), Frank do Carmo; o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus, Antônio Azevedo; o vice-presidente da Associação Comercial do Amazonas, Pedro Mendonça Neto; e o superintendente da Associação Amazonense de Supermercados (Amase).

No início de sua fala, o candidato agradeceu à CDL Manaus pela oportunidade de apresentar e discutir propostas para o Estado, com representantes de várias entidades que representam o comércio. “Enquanto pessoa pública, devemos estar junto do povo, das classes, ouvindo, entendendo as necessidades e buscando soluções, foi assim que sempre exerci meus mandatos, de forma participativa”, iniciou.

Adjuto Afonso, disse ainda que é de família de comerciantes e sabe a realidade que os empresários enfrentam, principalmente, quanto ao pagamento de impostos. “O comércio como um todo é muito maltratado no país, e em Manaus, mais ainda. Você precisa ter uma voz que de vez enquanto se levante contra essas questões do governo”, salientou.

Se reeleito, Afonso assumirá o quinto mandato como Deputado Estadual. Ele disse que pretende montar uma estrutura da Assembleia junto a Secretaria de Planejamento, uma Câmara que possa discutir projetos antes que eles comecem a tramitar no parlamento. “Eu sempre defendi a classe empresarial lojista. Muitas vezes vocês são pegos de surpresa com projetos, seja de iniciativa do governo ou do próprio parlamentar, que as vezes é totalmente prejudicial as classes. Meu compromisso é que tão logo, a gente assuma um novo mandato e para que possamos implantar na Assembleia um sistema direto, que vocês tenham conhecimento de todos os projetos que vão tramitar na Aleam, seja de iniciativa do executivo ou do próprio parlamento. Para que imediatamente a gente possa discutir e achar uma solução viável para todos”, afirmou.

Antônio Azevedo, presidente do Codese, questionou o candidato sobre a potencialização em áreas sustentáveis, e ainda, sobre a comunicação nos municípios do interior do Estado. “É uma vergonha hoje, nós não termos uma comunicação no interior, quando se fala em comunicação, se fala em internet. Tem munícipios que o acesso à internet é zero”, comentou.

Além disso, a energia solar foi pauta no encontro, uma vez que os combustíveis não chegam para abastecer o projeto luz para todos.

Por sua vez, Adjuto Afonso afirmou que por problemas de comunicação em rede, é que quase metade da população do Estado se concentra na capital. “É preciso estudar projetos que as pessoas que moram no interior possam ter acesso a internet e esteja conectada com o mundo, assim teremos um Estado mais desenvolvido, além de facilitar o relacionamento do governo e da população”, disse.

Quanto a energia solar, o candidato disse que “tudo depende da vontade política. O governador Amazonino Mendes tem essa visão, e eu espero que ele possa criar mecanismos para que as pessoas se sintam estimuladas a energia solar e dar benefícios para que elas possam desenvolver esse método. Eu acho que tiver vontade política, a coisa anda”.