Not?cias

12.09.2018

Eduardo Braga debate economia do Amazonas em almoço com lojistas

Compartilhe: WhatsApp

O senador, candidato a reeleição, apresentou suas propostas evidenciando a desburocratização como meta para o progresso

O primeiro a participar do ciclo de reuniões com os candidatos ao Senado, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) na tarde desta terça-feira (11), foi o senador Eduardo Braga (MDB), que concorre à reeleição. Braga iniciou sua fala destacando a importância da reforma política e dos entraves da desburocratização no Estado.

“É impossível fazer política no Brasil sem uma reforma”, afirmou o senador, dizendo que um dos papéis fundamentais para o incentivo na geração de emprego no Amazonas, é através do apoio por parte do governo, aos projetos que fomentem a econômica na região, e ainda, desburocratizar as criações e ampliações de novas empresas no Estado.

Um projeto citado por ele, foi o Liquida Manaus, que na edição de 2010, em 15 dias, gerou cerca de 4,5 mil empregos na capital, aumentando as vendas do comércio em 17%.

Vindo ao encontro dos anseios do comércio do Amazonas, Eduardo Braga acredita que o Polo Industrial de Manaus (PIM) precisa de incentivos, com a fabricação de produtos como lâmpadas de led e placas de energia solar. “É preciso trazer uma nova fronteira de produtos para o Polo Industrial para que nós possamos retornar a geração de emprego, o que vai impactar diretamente no comércio”, explicou.

A ampliação da Zona Franca de Manaus (ZFM) para a região metropolitana e cidades-polo, também foi abordada pelo senador. “Há como gerar empregos, o que precisamos é de um plano estratégico e de uma ação segura nesse contexto. Existem produtos que podem ser agregados à Zona Franca, produtos inclusive da biodiversidade. Rio Preto da Eva é uma grande potência na produção de Laranja. Podemos dar incentivos aos produtores de laranja para que eles possam engarrafar o suco de forma pasteurizada para maior durabilidade e que ele possa ser consumido na merenda escolar em Manaus, por exemplo”, afirmou.

A privatização da Amazonas Energia, foi outro tema discutido no encontro. O candidato disse que no dia 5 de setembro, o tema esteve em debate no Senado Federal. Um acordo costurado politicamente conseguiu adiar o leilão da empresa, previsto inicialmente para 26 de setembro. A façanha do senador Eduardo Braga foi articular a aprovação de uma emenda que, em resumo, exclui a distribuidora do atual programa de desestatização. De acordo com Braga, o leilão deve ocorrer após as eleições.

Quem também esteve presente no almoço, foi a Deputada Estadual, Alessandra Campêlo (MDB). A candidata à reeleição, em seu discurso, falou sobre as principais pautas relacionadas ao comércio levadas a Assembleia Legislativa no decorrer dos quatro anos de mandato. “Eu tenho muito orgulho de receber cumprimento de pessoas como vocês, que fazem a economia rodar, que geram quase 400 mil empregos diretos de carteira assinada no nosso Estado. Eu sempre bato na tecla de que nós temos que defender o Polo Industrial de Manaus, mas jamais esquecer do comércio, que é quem gera a maioria dos empregos diretos no Amazonas, enquanto que o PIM gera hoje, menos que 100 mil postos de trabalho”, enfatizou Campêlo.

 

Agência CDL 

 

 

 

Newsletter

Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais