10.08.2018

CDL Manaus está entre os postos de vacinação contra o Sarampo

Ação para combater doença está sendo realizada na entidade - unidade Centro, e em todos os postos de saúde da capital

O mês de agosto iniciou com alerta a toda a população. Desde o dia 6, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Samparo de 2018. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) estará atendendo todo o público até amanhã (10), de 8h às 16h.

Além da CDL, a ação envolve todos os postos de saúde do Brasil e tem como alvo principal toda a população. O dia de mobilização nacional – o chamado dia D – acontecerá em 18 de agosto, um sábado.

É importante ressaltar que crianças de 1 a 5 anos são as mais vulneráveis a adquirir a doença. A imunização contra o Sarampo exige duas doses. Normalmente, no setor público a primeira é dada aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral.

Isso vale para o ano todo. Porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo.

Vale lembrar que, independentemente dessa força-tarefa, o Ministério da Saúde disponibiliza duas doses do imunizante para todos até 29 anos de idade e uma dose única para aqueles entre 30 e 49 anos. Caso você não tenha recebido alguma delas, basta ir ao posto de saúde mais próximo e atualizar sua caderneta de vacinação.

A injeção é contraindicada apenas para gestantes, pessoas com imunidade baixa – causada por alguma doença ou medicação –, crianças expostas ou infectadas pelo vírus HIV e pacientes com história de crise alérgica grave após aplicação de dose anterior. Converse com um médico.