17.07.2018

Recuperação em ritmo lento

A economia brasileira segue se recuperando de maneira muito lenta, inclusive abaixo do esperado no início do ano. As expectativas de crescimento para 2018, que rodavam acima de 2% anteriormente, agora se aproximam de 1,5%. É fato que a recessão chegou ao fim, mas a recuperação ainda não é sólida e os efeitos da crise recente ainda são sentidos!

Os dados disponíveis até o início de julho corroboram esse cenário. As vendas no varejo ampliado (que inclui material de construção e automóveis), acumuladas em 12 meses até maio, cresceram 6,8% em relação ao mesmo período de 2017. No entanto, na comparação com abril, houve uma queda de 4,9%, principalmente por conta da paralisação dos caminhoneiros na passagem de maio para junho. Da mesma forma, a produção industrial apresentou forte queda, com recuo de 10,9% na passagem de abril para maio, mas mantendo saldo positivo (3,0%) no acumulado de 12 meses. Também impactada pelos dias de paralização e pelo desabastecimento, a inflação sofreu um repique. Somente em julho, o IPCA ficou em 1,26%, acumulando 4,39% em 12 meses. Vale destacar que nos meses anteriores, a inflação rodava próximo de 3,0% nesta comparação. A essas notícias ruins, tem se somado a desvalorização do real em relação ao dólar, por conta de um crescimento maior da economia americana e dos temores em relação à corrida eleitoral por aqui.

De fato, o cenário atual não é dos melhores e o que se espera para o segundo semestre do ano é uma economia sem força para uma recuperação sólida, mas sem recuos em relação ao ano passado. Os efeitos da paralização dos caminhoneiros, em especial aqueles sobre a atividade, confiança e a inflação, devem se dissipar. Sendo assim, a inflação deve voltar a rodar próximo de 4,0% no acumulado em 12 meses, se mantendo abaixo da meta. Teremos que ficar de olho, no entanto, nas incertezas relacionadas à corrida eleitoral. A apenas três meses da data da votação, ainda não se sabe ao certo qual o será o conjunto de candidatos e de que forma se desenharão os apoios e alianças. As inseguranças em relação ao comando do Brasil em 2019 têm forte potencial de adiar investimentos e contratações, o que adia também o crescimento econômico.

Fonte: SPC Brasil