18.07.2018

CDL Manaus vê de forma positiva a implantação do sistema de estacionamento Zona Azul  em Manaus

Ralph Assayag acredita que nos próximos 90 dias a população já estará adaptada e usufruindo do serviço com tranquilidade

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus reitera seu apoio ao sistema de estacionamento rotativo Zona Azul. Hoje, representando mais de 4 mil lojistas em Manaus, A CDL, entende que os frequentadores do centro, bem como os lojistas estão passando por um processo de adaptação ao novo sistema e como toda mudança inicialmente gera um desconforto, não seria diferente com a implantação do novo sistema. Esta é uma demanda antiga dos empresários que possuem lojas naquela área e que o comércio só tende a se beneficiar com a organização do estacionamento de veículos no centro da cidade.

De acordo com o presidente Ralph Assayag o mês de julho sofre naturalmente uma baixa nas vendas devido ao período de férias, onde muitas pessoas viajam e saem da cidade. “Julho, por ser um período que muitas pessoas tiram férias e viajam, o movimento nas lojas cai, naturalmente. Isso acontece todos os anos. A partir de agosto, com a proximidade do Dia dos Pais, isso deve se normalizar”

Segundo Assayag, todas essas dúvidas levantadas pelos usuários é fruto da falta de costume em utilizar esse tipo de serviço. O presidente da CDL Manaus acredita que nos próximos 90 dias a população já estará adaptada e usufruindo do serviço com tranquilidade. “Tudo que é novo demora um período para que as pessoas se acostumem. O Zona Azul funciona muito bem em várias cidades do Brasil e de outros países e Manaus estava precisando de algo desse tipo. As pessoas estavam acostumadas a passar o dia inteiro em uma vaga, sem dar a vez para que outro motorista pudesse estacionar”, destacou.

Assayag ressalta que esse período de adaptação também é necessário para os lojistas, pois todos estavam acostumados a estacionar em frente às lojas, sem dar a vez para o próprio cliente que precisava ficar procurando vaga durante bastante tempo. “Daqui um tempo os empresários estarão utilizando o Zona Azul como um atrativo para os clientes. Quem comprar em determinada loja ganha um hora de estacionamento no Zona Azul”.

O conceito do sistema Zona Azul é o mesmo no mundo inteiro e segue o princípio da rotatividade, evitando que determinados condutores permaneçam com seus veículos estacionados durante o dia inteiro, sem que outras pessoas tenham a oportunidade de parar o automóvel naquela região. No Brasil tem cidades que há 50 anos utilizam esse tipo de estacionamento, como é o caso de Belo Horizonte. Em Curitiba, o Zona Azul existe há mais de 30 anos e em São Paulo há 43 anos.

Funcionamento – O valor cobrado para estacionamento, nas áreas do Zona Azul, é de R$ 2,45 a hora. De segunda-feira à sexta-feira, o sistema funciona das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. No domingo não há cobrança. O sistema é operacionalizado pelo Consórcio Amazônia.