Not?cias

18.07.2018

CDL Manaus vê de forma positiva a implantação do sistema de estacionamento Zona Azul  em Manaus

Compartilhe: WhatsApp

Ralph Assayag acredita que nos próximos 90 dias a população já estará adaptada e usufruindo do serviço com tranquilidade

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus reitera seu apoio ao sistema de estacionamento rotativo Zona Azul. Hoje, representando mais de 4 mil lojistas em Manaus, A CDL, entende que os frequentadores do centro, bem como os lojistas estão passando por um processo de adaptação ao novo sistema e como toda mudança inicialmente gera um desconforto, não seria diferente com a implantação do novo sistema. Esta é uma demanda antiga dos empresários que possuem lojas naquela área e que o comércio só tende a se beneficiar com a organização do estacionamento de veículos no centro da cidade.

De acordo com o presidente Ralph Assayag o mês de julho sofre naturalmente uma baixa nas vendas devido ao período de férias, onde muitas pessoas viajam e saem da cidade. “Julho, por ser um período que muitas pessoas tiram férias e viajam, o movimento nas lojas cai, naturalmente. Isso acontece todos os anos. A partir de agosto, com a proximidade do Dia dos Pais, isso deve se normalizar”

Segundo Assayag, todas essas dúvidas levantadas pelos usuários é fruto da falta de costume em utilizar esse tipo de serviço. O presidente da CDL Manaus acredita que nos próximos 90 dias a população já estará adaptada e usufruindo do serviço com tranquilidade. “Tudo que é novo demora um período para que as pessoas se acostumem. O Zona Azul funciona muito bem em várias cidades do Brasil e de outros países e Manaus estava precisando de algo desse tipo. As pessoas estavam acostumadas a passar o dia inteiro em uma vaga, sem dar a vez para que outro motorista pudesse estacionar”, destacou.

Assayag ressalta que esse período de adaptação também é necessário para os lojistas, pois todos estavam acostumados a estacionar em frente às lojas, sem dar a vez para o próprio cliente que precisava ficar procurando vaga durante bastante tempo. “Daqui um tempo os empresários estarão utilizando o Zona Azul como um atrativo para os clientes. Quem comprar em determinada loja ganha um hora de estacionamento no Zona Azul”.

O conceito do sistema Zona Azul é o mesmo no mundo inteiro e segue o princípio da rotatividade, evitando que determinados condutores permaneçam com seus veículos estacionados durante o dia inteiro, sem que outras pessoas tenham a oportunidade de parar o automóvel naquela região. No Brasil tem cidades que há 50 anos utilizam esse tipo de estacionamento, como é o caso de Belo Horizonte. Em Curitiba, o Zona Azul existe há mais de 30 anos e em São Paulo há 43 anos.

Funcionamento – O valor cobrado para estacionamento, nas áreas do Zona Azul, é de R$ 2,45 a hora. De segunda-feira à sexta-feira, o sistema funciona das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. No domingo não há cobrança. O sistema é operacionalizado pelo Consórcio Amazônia.

 

Agência CDL 

 

Newsletter

Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora