24.07.2018

Aeronáutica homenageia Santos-Dumont em Manaus

A Força Aérea Brasileira celebrou na manhã de hoje (20), o 145º aniversário de nascimento de Alberto Santos Dumont. A cerimônia militar será realizada no pátio operacional da Ala 8 (antiga Base Aérea de Manaus) que reuniu autoridades civis e militares.

O presidente da Ala 8 da Força Aérea Brasileira- Comandante Brigadeiro do Ar Sampaio, disse que enaltecer o feito de Alberto Santos Dumond é de estrema importância não para força aérea, mas para toda a humanidade. “Santos-Dumond foi a pessoa que teve a brilhante ideia de criar o balão, pra gente não só como forca aérea é muito importante devido a inventividade, pela inovação, por todos os feitos que ele fez, e por todo o legado que ele deixou para a população do mundo como um todo. Hoje os deslocamentos ocorrem muito mais fácil em todo o globo graças a invenção de um brasileiro – Alberto Santos Dumond”, afirmou o comandante.

Ele disse ainda que a região amazônica é muito rica, no entanto, carente de vias de transportes. “Temos os rios, mas eles tem suas sazonalidades, então o meio aéreo é o mais fácil e viável para ligar as regiões distantes da nossa. Pra quem sobrevoa a Amazônia no seu dia a dia sabe das belezas e das riquezas que temos aqui. Sem dúvida Santos-Dumond merece ser homenageado”, completou.

Durante o evento, foi entregue a Medalha Mérito Santos – Dumont. A Condecoração foi destinada a personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica brasileira ou, por suas qualidades ou seu valor, em relação a Aeronáutica, forem julgados merecedores.

O líder do 2º Grupo de Defesa Antiaérea Tenente Coronel Floriano, se sentiu agraciado com a homenagem. “Me sinto honrado em receber esse reconhecimento de trabalho. Essa é a quarta medalha que eu recebo e espero que venham muitas outras”, otimizou.

Questionado sobre o planejamento da corporação, o Coronel disse que está tendo o apoio necessário para a execução de um belo trabalho. “Estamos aí prontos para qualquer desafio. Nossa tropa é sempre bem motivada”, concluiu.

Na formatura, ocorreu desfile das tropas da Força Aérea sediadas na capital do Amazonas. Ao todo, mais de 800 militares de Organizações operacionais e administrativas, prestaram homenagem ao inventor do avião.

Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Santos-Dumont mudou os rumos da história mundial ao ser o pioneiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria.