15.06.2018

Supermercados têm crescimento nas vendas no primeiro trimestre de 2018

O setor supermercadista registrou um crescimento de 2,28% no primeiro trimestre do ano, o maior resultado acumulado no período desde 2013, de acordo com o índice nacional de vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

As vendas do setor em valores reais cresceram 17,23% em março, na comparação com o mês de fevereiro, e 12,12% em relação ao mesmo período do ano passado.

"O bom resultado apresentado em março foi decorrente das vendas do período de Páscoa, segunda data mais importante para o setor. Em 2017, a data caiu na segunda quinzena de abril, o que fez com que parte das vendas ficasse naquele mês. Ainda que beneficiadas pelo efeito calendário, além da Páscoa, março contou, também, com três dias a mais que fevereiro", comenta João Sanzovo Neto, presidente da Abras.

Ele destaca, ainda, que o resultado pode ser visto como um sinal de recuperação para o setor. "Mostra que, mesmo lentamente, as pessoas estão voltando a consumir", afirma Sanzovo.

Na capital amazonense, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, no primeiro trimestre de 2018 as pessoas tiveram um pouco mais de poder aquisitivo, tendo em vista, que no ano passado abriram diversas lojas e o início deste ano também. Eessas novas lojas abriram exatamente porque o poder aquisitivo melhorou, a inflação ficou baixa, os alimentos não aumentaram como vinha acontecendo no ano passado, as pessoas receberam alterações salariais pelas reivindicações de acordo trabalhistas, com isso, as pessoas passaram a comprar mais nos supermercados. Então nós tivemos também esse crescimento em Manaus”, falou, completando que em 2017, foram abertas 32 lojas no segmento supermercadista no Amazonas.

O preço da cesta de produtos analisada pelo departamento de Economia e Pesquisa da Abras registrou queda de 0,92% em março, passando de R$ 442,88 para R$ 438,83. A pesquisa avalia os 35 produtos mais consumidos nos mercados. As maiores altas de preço em março foram da farinha de mandioca, leite longa vida, ovo e queijo mussar ela. As maiores quedas nos preços foram registradas no tomate, feijão, batata e cebola.

Em março, todas as regiões brasileiras apresentaram queda nos preços. A maior variação negativa foi registrada na região nordeste (1,32%), que chegou a R$ 394,21, impulsionada, principalmente, por João Pessoa, menos 5,80%, e Salvador, menos 2,99%.