Not?cias

15.06.2018

Seminário de Marketing estimula oratória e debate educação política

Compartilhe: WhatsApp

Valores morais, ética, política e cidadania, reforma política, estelionato eleitoral, além do papel do legislador e o comportamento do eleitor, foram temas debatidos no 1º Seminário de Marketing Educação Política e Oratória, realizado pela Expressão Verbal, ocorrido de 11 a 13 de junho, no auditório Nação Lojista – sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus).

Durante o evento, advogados, jornalistas e especialistas discutiram e trouxeram diversos assuntos de suma importância para futuros e pré-canditados a cargos políticos para a eleição deste ano.

De acordo com o psicólogo, jornalista, escritor e coordenador do seminário, Elias Mattos, a finalidade é oferecer um evento de excelência aos profissionais da área e propiciar um momento de novos aprendizados na área de marketing eleitoral.  

“O evento passa por uma reflexão política que nós estamos vivendo no Brasill. Muitos desacertos. Ainda um País com desmandos no ponto de vista da liderança política, e esse, vem trazer para as pessoas, um mural para que possam se posicionar e colocar pra fora muitas vezes, sua indignação em relação aos fatos que estão ocorrendo envolvendo os mandatários do País, na esfera federal, estadual e municipal”, comentou Mattos. “E ainda, fazer com que o eleitor possa ter reflexões desses momentos e gerar uma consciência mais crítica em relação ao seu voto”, ponderou.  

Marco Aurélio Choy, procurador do Município e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil secção Amazonas, falou sobre a nova Reforma Eleitoral além de abordar elementos para atuação na área eleitoral, tirando dúvidas sobre o que é permitido em campanhas e explicando as mudanças na legislação eleitoral.

O presidente da Ordem destacou a tradição da seccional de promover uma eleição com a participação efetiva da advocacia. “Fizemos uma reunião democrática como já é de praxe na OAB em se tratando da nova reforma política. Dirimimos algumas dúvidas em conjunto com os conselheiros e ao final conseguimos formatar um documento que vai nortear todo o processo eleitoral”, disse Choy.

Com o tema Ética na Política, a jornalista especialista, historiadora, articulista e colunista, Cristina Monte, teve a oportunidade de levar o público à reflexão acerca do assunto; conforme ela, a Ética é um princípio motivador do comportamento humano. “Nascemos amorais e, de acordo com o pensamento de Aristóteles, a Ética precisa ser ensinada e praticada o tempo todo. Isso demanda uma autorreflexão, pois precisamos perceber como nos comportamos para então podermos mudar nossas atitudes”, comenta.

Finalizando as três noites de treinamento, a advogada, mestre e doutoranda em direito, Dra. Leyla Yutsever, abordou o estelionato eleitoral, que consiste na prática do candidato a cargo legislativo ou executivo, mediante pleito popular, fazer promessas durante campanha eleitoral, e quando eleito, deixar de realizar o que prometeu no prazo de seis meses, caracterizando dessa forma a má-fé na obtenção dos votos através do ludibriamento. 

“No caso do autor, além de não cumprir suas promessas, ainda cometer outros crimes contra o patrimônio público, deverá responder cumulativamente, civil e criminalmente, sendo convocado para ocupar a vaga o próximo candidato, com maior número de votos sucessivamente”, explicou Yutsever.

O evento foi direcionado a políticos, candidatos, cientistas políticos, entre outros públicos que sentiram o desejo de se aperfeiçoar. Os participantes terão direito a certificado, com carga horária de 12 horas. Dada à importância do tema, a CDL Manaus assina como apoio.


Agência CDL 

 

 

 

Newsletter

Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais