25.06.2018

Comércio de Manaus otimista com antecipação do pagamento do 13º

O comércio varejista da capital amazonense ficou otimista com a antecipação do 13º salário pago para servidores ativos e inativos no início de junho pela Prefeitura de Manaus. O montante injetou R$ 64 milhões na economia local. São 33 mil servidores ativos, cuja folha chega a R$ 56 milhões, e 6.811 aposentados e pensionistas da Manaus Previdência, somando aproximadamente R$ 8 milhões.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, qualquer dinheiro que venha, principalmente do 13º é muito bom para o comércio. “No entanto, só a prefeitura colocando esse valor de R$ 64 milhões não chega a ser suficiente para dizer que mexeu com o comércio, principalmente quando você está numa situação, ainda tentando sair de uma crise”, justificou.

Assayag falou ainda que as pessoas que receberam, provavelmente 50% vão pagar suas dívidas e as demais vão filtrar com o que podem gastar. “O bom seria se nós estivéssemos em um cenário econômico estável, onde os governos estadual, municipal, além da indústria e comércio pudessem pagar de uma só vez a primeira metade do 13º. Mas ficamos felizes, até porque bem-vindo o dinheiro é, só que infelizmente não houve um impacto que a gente possa dizer que subiu as vendas”, finalizou.

Com os recursos injetados na economia local, o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto espera um aquecimento, principalmente nos segmentos de comércio e serviço, com a proximidade de datas importantes, como as festas juninas, o Festival Folclórico de Parintins e a Copa do Mundo de Futebol.