29.05.2018

Vendas no varejo devem ter crescimento de 1,8% no Dia dos Namorados

Segundo pesquisa divulgada pela CDL Manaus, casais vão presentear com perfumes e similares, seguido de eletroeletrônicos.

Presentar a pessoa que amamos é sempre um grande prazer e ao mesmo tempo, um desafio. Dar o melhor, o mais raro e caro presente é o desejo de quem ama. Mas às vezes o orçamento não acompanha o desejo de quem quer presentear. Dados divulgados pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) apontam que as vendas para o Dia dos Namorados deste ano, terá aumento de 1,8%, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a pesquisa, os artigos de perfumes e similares aparecem no topo da lista de intenção de compras e o ticket médio é de um pouco mais de R$ 115,00. A CDL ouviu 550 pessoas, entre 15 a 19 de maio, em todas as zonas da capital amazonense.

O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, disse que este ano os consumidores estão na busca pelo melhor presente, uma vez que no ano anterior, houve baixa procura por conta da crise. “Principalmente porque não saberiam que iriam se manter no emprego. Demissões eram muito grandes e com essa instabilidade, era mais fácil não gastar e não comprar. Este ano como a estabilidade ficou bem maior, não existe mais aquela demissão em massa como a do ano passado, houve um equilíbrio tanto do emprego, como nas vendas, as pessoas resolveram gastar um pouco mais”.

Ainda de acordo com o presidente da entidade lojistas têm recorrido as formas tradicionais para atrair os casais de namorados, apostando em vitrines chamativas e promoções. “Sabemos que os consumidores estão mais dispostos a comprar, mas continuam em busca do melhor preço e das melhores vantagens para presentear seu namorado ou namorada. Os lojistas estão otimistas e apostam em pacotes especiais para casais, promoções e descontos”, afirmou.

Na pesquisa geral, 19,1% dos entrevistados vão comprar artigos de perfumaria, seguindo de aparelhos celulares (14%), vestuário (13,7%), calçados e cinto (11,7%), joias e relógios (4,6%) e livros (5,8%), entre outros itens. No ano passado, os cinco primeiros itens que apareceram na pesquisa foram os mesmo, entretanto, com percentuais diferentes: 18,7% perfumes e similares, 14,5% celular, 14,2% vestuário, calçados e acessórios 11,9%, joias e relógio 6% e livros 5,7%.

O levantamento aponta os artigos de perfumes e similares como preferência dos consumidores que vão presentear em todas as localidades de Manaus. Na Zona Leste, 23,7% disseram que vão comprar estes itens, seguido de 12,8% optou por vestuário;  na Zona Centro-Sul perfumes e similares aparece com 23,1% das intenções, seguido de calçados e acessórios com 12,6%; na Zona Centro-Oeste, também aparecem os itens de perfumes (18,8%) e smartphone (17,7%); na Zona Norte a população optou também optou por perfumes (18,3%) e vestuário (17,7%); na Zona Sul os itens são os mesmos, mas na proporção de 17,7% e 14,6%; na Zona Oeste, também no topo, aparece perfumes e similares (16.6%) e vestuário (10,9%).

Ainda de acordo com a pesquisa, este ano, as mulheres estão mais dispostas a presentear seus namorados. O número delas corresponde a 47,42%. Já os homens entrevistados, tiveram o percentual próximo ao das mulheres, 47,22% pretendem presentear suas namoradas.

Em média, o ticket de compra deve ser de R$ 115,00. Em relação à pretensão de gastos as estimativas são: 21,93% pretendem gastar menos de R$ 80; 20,41% pretendem gastar de R$ 80,01 a R$ 100; 14,70% esperam desembolsar entre R$ 100,01 e R$ 150, 13,6% pretendem gastar de R$ 150,1 a R$ 200; 10,43% estimam pagar de R$ 200,01 a R$ 250; e uma minoria de 7,43% devem dar os presentes mais caros que estão em torno de R$ 250,01 a R$ 300.

Quanto à forma de pagamento que será utilizado pelas pessoas ao comprarem presentes para o Dia dos Namorados, 72,2% dizem que vão pagar em dinheiro, 28,2% em cartão de crédito, 19,3% em cartões de lojas e apenas 7,2% usarão o cartão de débito.

Na hora de comprar, 42,3% disseram que vão adquirir o presente do Dia dos Namorados no Centro da cidade, 36,4% em shoppings, 25,9% em lojas de departamento e 7,8% vão fazer suas compras no comércio de bairros.

Otimismo

Ralph Assayag disse que o entusiasmo dos lojistas é muito grande, já que Dia das Mães que estava programado para um aumento de 2,5% aconteceu. “Nós estamos trabalhando para que o Dia dos Namorados possa ser uma data para presentear, não só o seu parceiro, mas também, as pessoas especiais, como amigos, mãe, pai, considerando a data como uma troca de presentes”, declarou.

Para ter acesso a pesquisa completa, clique aqui