29.05.2018

Deputado Federal, Rodrigo Maia, pré-candidato a Presidência da República palestrou na Fieam com a presença da CDL Manaus

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (MDB), reafirmou sua pré-candidatura à Presidência da República, durante encontro com empresários, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), em Manaus (AM), na sexta-feira dia11. Também nesta semana, Joaquim Barbosa, do PSB, anunciou sua desistência da corrida ao Planalto. "A candidatura de outros pode ser só banzeiro, mas a minha é para valer", afirmou o deputado, após ser questionado durante entrevista coletiva. Banzeiro, na região amazônica, significa a agitação das águas do rio.

Sobre a possibilidade de apoio do MDB, Maia afirmou que é preciso esperar a decisão do partido que, segundo ele, tem dois pré-candidatos. Mas disse que poderia, sim, contar com apoio da legenda do presidente Michel Temer, com ressalvas. O MDB que olha para frente, não o que olha para o passado, que fica defendendo o governo", disse o pré-candidato.

Maia, que viaja em avião particular, esteve em Manaus para cumprir agenda de pré-candidato. Ao longo do dia, fábricas do Distrito Industrial de Manaus e, no início da noite, participou de uma reunião política com líderes comunitários.

No encontro de hoje, ele defendeu a redução de despesas do governo federal, para que os recursos sejam utilizados em investimentos em obras, educação, saúde e segurança pública. E elogiou o modelo da Zona Franca de Manaus.

"É um grande exemplo onde o governo dá incentivos, mas na outra ponta a gente preserva o nosso meio ambiente e gera empregos na região", disse.

Maia defendeu a pavimentação da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, em Rondônia. A obra aguarda o licenciamento ambiental para ser concluída. E destacou a necessidade de o Brasil superar o que chamou de "déficit de logística" que, segundo o deputado, é de R$ 1 trilhão.

O pré-candidato do DEM criticou ainda o atual modelo de concessões rodoviárias, que segundo ele "devem gerar investimentos e não apenas pedágios". Para ele, os recursos arrecadados devem ser utilizados para melhorar a malha rodoviária.

Mais encontros

Diversas lideranças políticas do Amazonas se reuniram em um encontro realizado pelo partido Democratas, que encerrou o ciclo de visitas do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em Manaus. A reunião serviu como termômetro das possíveis candidaturas nas Eleições 2018, inclusive para a presidência da República, que coloca o presidente da Câmara Federal como pré-candidato.

O deputado federal Pauderney Avelino, o prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB) e o senador Omar Aziz (PSD) subiram ao palco dando demonstrações claras que devem caminhar juntos nesta eleição. "Se formos apoiar a sua candidatura, Rodrigo, tenho certeza que estaremos apoiando um político muito bem preparado e aliado do Amazonas", afirmou o prefeito Arthur Neto.

Pauderney comentou sobre as visitas nas fábricas Moto Honda e Samsung, em que foi possível apresentar a Maia, um pouco mais do modelo econômico da Zona Franca. "Rodrigo tem sido um grande parceiro do Amazonas ao longo nos anos na defesa do polo industrial", disse Avelino.

Publicidade

"O nosso papel é republicano e temos que desenvolver todas as regiões de forma mais igualitária", comentou Maia, lembrando da necessidade de interligar as regiões do Brasil, e citou a BR-319 como um importante meio para isso. O presidente da Câmara também defendeu um maior investimento no turismo brasileiro, como alternativa para gerar emprego e renda para o país, e principalmente para o Amazonas.

Maia concluiu que é preciso enxugar o Estado brasileiro, que é ineficiente, com muitos gastos e pouco devolve ao cidadão. “A longo prazo, devemos ter um estado mais eficiente, menor, que deixe mais recursos no bolso do cidadão, cobre menos imposto, regulador forte, leis claras e retorno de investimento, para recuperação da economia", finalizou.