13.04.2018

Grupo Benchimol retorna às origens com a inauguração de mais uma Bemol Farma

Justificando o sucesso de um empreendimento com mais de 70 anos no mercado amazonense, a Bemol lança mais um departamento farmacêutico em uma de suas lojas, desta vez, na Loja Matriz, localizada na Rua Miranda Leão, Centro.

Entre os lojistas e convidados, estavam também, Azury Benzion Manoa, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas; Allan Bandeira de Melo, diretor da CDL Manaus; Manuel Joaquim de Oliveira, superintendente da CDL Manaus; funcionários e clientes.

A Bemol Farma Matriz é a sétima loja do segmento a ser inaugurada, possui 140m2, com um laboratório farmacêutico que lhe proporciona orientações e serviços como aferição de pressão e de glicemia, além de esclarecimentos sobre sintomas medicamentosos e, também, as facilidades de os clientes utilizarem todo a estrutura da loja convencionais, segundo a expectativa do grupo, deverão ser inauguradas, até o final do ano, mais sete Bemol Farma.

Poucos sabem, mas a Bemol surgiu no comércio amazonense como uma empresa de produtos farmacêuticos, na década de 40, antes de migrar para o segmento de eletrodomésticos. “O investimento no ramo de farmácia e drogarias é um retorno do segmento farmacêutico porque a Bemol foi fundada em 1942 como uma revendedora de produtos farmacêuticos”, disse o diretor-presidente da Bemol, Jaime Benchimol.

De acordo com Benchimol, o interesse em voltar ao setor farmacêutico foi para aproveitar o potencial de crescimento do ramo em longo prazo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população adulta e idosa do País terá uma predominância maior nos próximos anos e a tendência é aumentar devido ao processo de transição para baixos níveis de mortalidade e de fecundidade. Com menos gente nascendo e as pessoas vivendo cada vez mais, a população "envelhecerá". A partir deste diagnóstico, Benchimol ressaltou que há uma demanda crescente pelo consumo de medicamentos.

Quanto aos produtos de higiene e beleza, o diretor-presidente destaca a potencialidade do segmento. “Higiene e beleza pessoal tem demonstrado um potencial de crescimento e resiliência diante da crise econômica bastante grande a despeito do momento econômico”, enfatizou Benchimol.

Movimento

Movimentar as vendas tanto da loja quanto da farmácia foi a ideia que gerou a “Bemol Farma”, favorecendo, com o fluxo dos consumidores, os dois segmentos.  “Inicialmente, a ideia era construir algumas farmácias ao lado das lojas para que elas possam se beneficiar mutuamente do tráfego gerado pelos dois empreendimentos”, citou Jaime.

Concorrência

O diretor-presidente Jaime Benchimol contou que com três unidades abertas, já há a possibilidade de comprar diretamente da fábrica. “São segmentos separados, então é uma atividade e a comercialização do varejo é outra. Nós vamos competir como todas as outras farmácias competem”, explicou Benchimol.

A competitividade do mercado é vista como uma chance de melhorar o atendimento. “A competição é saudável, porque cria alternativas para o consumidor, ela é desejável, porque impulsiona as empresas para fazer melhor. A gente vê com naturalidade o fato de que nós iremos precisar competir para merecer a preferência dos clientes”, completou. Destacando o diferencial da empresa para as demais que atuam no mercado, ele cita o fato de que será aceito o cartão Bemol para parcelamento das compras realizadas na “Bemol Farma”, tanto de medicamentos como dos demais produtos oferecidos.