13.03.2018

Lojistas apostam em crescimento de 3% nas vendas para a páscoa

De acordo com a CDL Manaus, o comércio oferecerá ovos a partir de R$ 5 e tamanhos maiores em relação ao ano passado

Este ano, a Páscoa chegará mais cedo (dia 1° de abril) e, desta vez, os lojistas de Manaus estão mais otimistas, tendo em vista o baixo resultado dos últimos três anos, período em que o setor teve queda nas vendas e pouca contratação de temporários. Em 2018, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) espera crescimento de 3% em relação ao ano passado, quando o comércio atingiu a marca de apenas 1,5%.

De acordo com o presidente da entidade, Ralph Assayag, o comércio deve comprar cerca de 33 mil toneladas de chocolates, uma tonelada a mais que no ano passado, quando comprou 32 mil. “Esses chocolates são de diversas formas e tamanhos. No ano passado, pouquíssimas unidades forma vendidas com descontos, só os chamados ‘quebrados’, que foram vendidos pela metade do valor inicial”, explicou.

Segundo o dirigente, 2018 terá mais lançamentos de Ovos de Páscoa, o que contribui para a classe lojista no crescimento das vendas. “Com uma variedade maior de opções, o consumidor tende a comprar mais causando esse aumento esperado nas vendas”, declarou.

O otimismo vem também da indústria de chocolate. O setor aposta em um ano positivo. O consumo de chocolate cresceu 8% no primeiro semestre de 2017. A expectativa é que, durante o feriado deste ano, as vendas se mantenham em relação ao ano passado ou tenham um leve crescimento. Para atrair o consumidor, as empresas investem em inovação e produtos mais baratos.

“Nos últimos anos, vimos um comportamento atípico do setor que, concomitante com uma forte crise econômica, obrigou as empresas a reverem suas estratégias e se adequarem ao novo cenário. Estamos otimistas que os números deste ano comprovarão o amadurecimento da indústria e sua capacidade de organização em uma economia mais estável”, afirma Ubiracy Fonseca, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

Preços e tamanhos

O presidente da CDL Manaus disse que, os preços dos chocolates são extremamente importantes. Em anos anteriores, os ovos de tamanho maior eram os que mais vendiam. Em 2017, foi o ovo menor que teve mais saída. “Como o preço dos ovos estavam altos, famílias que tinham, por exemplo, três filhos, compraram os menores e pagaram praticamente o preço se tivessem adquirido um ovo de tamanho maior. Eu acredito que as fábricas vão fazer novos lançamentos e dar mais opções para o consumidor, seja de tamanho e preço dos ovos. Se nós vendermos os 33 mil quilos de chocolates que pretendemos comprar e o valor permanecer compatível ao produto, certamente teremos crescimento nas vendas”, explicou Assayag.

A Tropical Multiloja informou que reajustou os preços dos materiais para confecção de Ovos de Páscoa em 2018. De acordo com o empresário, Allan Kardec Bandeira de Melo, a produção dos ovos caseiros inicia no fim do Carnaval, mas a preparação do comércio iniciou em novembro do ano passado, com pedidos dos materiais vindos de fora do País. “A Tropical trabalha com objetivo de levar o melhor preço e as melhores vantagens para os consumidores, principalmente, neste período de Páscoa, que é uma data em que as vendas crescem a cada ano”, disse.

Itens mais vendidos

Segundo o encarregado de vendas da Tropical Multiloja, Felipe Sanches, os itens mais vendidos para a confecção dos Ovos de Páscoa são as barras de chocolate de diversos tipos e sabores, embalagens plásticas e os modelos variados de ovos e trufas.

Sanches informou que a rede lojas disponibiliza treinamentos tanto para os colaboradores, quanto para os clientes, afim de estimular o empreendedorismo nos consumidores, quanto a confecção e dicas de como fazer os ovos chegarem com qualidade ao seu público.

Empregos temporários

Em Manaus, o presidente da CDL Manaus declarou que haverá cerca de 200 contratações temporárias para o comércio, podendo causar futuros empregos efetivos.

Empresas como Cacau Show, Lacta, Kopenhagen e Brasil Cacau estão ofertadas centenas de vagas de emprego em todo o País. A Cacau Show abriu 6.800 vagas temporárias para vendedores e atendentes das suas lojas, 200 a mais em relação a 2017. A Mondeléz Brasil, dona da Lacta, abriu 7,9 mil vagas temporárias – número maior que o ano passado, quando foram 7,5 mil, de acordo com Ricardo Reis, gerente de Marketing de Chocolates Sazonais.

O Grupo CRM, dono da Kopenhagem e Brasil Cacau, abriu 600 para as lojas de todo o país. Dos temporários contratados, cerca de 15% do quadro será efetivado para atender ao plano de expansão programado para 2018, que prevê abertura de 80 novas franquias da marca Brasil Cacau e mais 20 lojas da Kopenhagen.

Na indústria, com a produção em andamento, a geração de emprego temporário, em 2018, foi 5,9% menor do que o mesmo período de 2017. Entre trabalhadores alocados e vendedores, foram contratadas cerca de 23 mil pessoas. A boa notícia é que o declínio está abaixo do registrado no comparativo de 2017 com 2016, quando o volume de vagas temporárias foi 15% menor.

Dicas de vendas

Uma boa dica para quem quer impulsionar as vendas nesse período, é trabalhar com o Marketing. “Quanto mais vitrines arrumadas e que chamem a atenção do consumidor, trazendo o clima de Páscoa às pessoas, com certeza o resultado será maior”, disse o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag.