20.02.2018

Lojistas precisam estar atentos aos feriados de 2018

Neste ano de 2018, os brasileiros que moram no Amazonas terão ao todo 17 feriados, entre os nacionais e os estaduais. Entretanto, os dias de folga devem ser maiores devidos aos pontos facultativos. Os lojistas devem estar atentos quanto as datas para ajustarem o funcionamento de suas lojas e atraírem os trabalhadores que estarão de folga para às compras.

O cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos no ano de 2018 foi divulgado por meio da Portaria n° 468, publicada na Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o Ministério do Planejamento, as datas deverão ser observadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.

A portaria estabelece ainda que os dias de guarda dos credos e religiões não relacionados poderão ser compensados, desde que previamente autorizado pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor. Os feriados declarados em lei estadual ou municipal serão observados pelas repartições da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, nas respectivas localidades.

Não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a Portaria.

No Estado, o governo e a Prefeitura ainda não anunciaram os dias de ponto facultativo. Entretanto, é esperado que dia 12 de fevereiro, segunda-feira de carnaval, será ponto facultativo, assim como no dia 6 de setembro, uma quinta-feira. O dia 15 de novembro, também será em uma quinta-feira e o dia seguinte deve ser ponto facultativo.

O mesmo deve ocorrer no dia 19 de novembro, que antecede o feriado do dia 20, que será em uma terça-feira. Em dezembro, os dias 24 e 31, véspera de Natal e o último dia do ano, caem em uma segunda-feira que, também, deve ser ponto facultativo.

Feriados nacionais e estaduais:

1 de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional)

12 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo)

13 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo)

14 de fevereiro: quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)

30 de março: Paixão de Cristo (feriado nacional)

21 de abril: Tiradentes (feriado nacional)

1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)

31 de maio: Corpus Christi (ponto facultativo)

5 de setembro: Elevação do Amazonas categoria de Província (feriado estadual)

7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional)

12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)