29.01.2018

Zona Azul é lançada no Centro para organizar fluxo de veículos

Com a presença de autoridades e convidados, o vice-prefeito Marcos Rotta, o diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto e a primeira dama do município Elizabeth Valeiko, fizeram o lançamento do Zona Azul que a partir do dia 17 de janeiro, irá gerir o novo sistema de estacionamento de veículos no Centro, em fase de teste no período de um mês, sem cobrança de taxas, cujo objetivo é dar mais mobilidade ao trânsito e segue as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CBT).

Participaram da solenidade de implantação do “Zona Azul”, a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko Ribeiro; o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto; o diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Franklin Pinto; e o representante do Consórcio Amazônia, concessionária do serviço, Guilherme do Amaral Rocha.

O Zona Azul será gerido pelo Consórcio Amazônia que terá inicialmente 1.500 vagas, com previsão de chegar em 3.000 no período de um mês, e a meta é alcançar 5 mil vagas em três meses. As vagas estão disponíveis na Avenida Eduardo Ribeiro, ruas 10 de Julho, Barroso, Henrique Martins, Rui Barbosa, 24 de Maio, Costa Azevedo, Marçal, Dona Libânia, Monsenhor Coutinho, Tapajós, Lobo D'Alamada, Joaquim Sarmento, Ramos Ferreira, Frei José dos Inocentes e Ferreira Pena.

Nas áreas incluídas, cada veículo poderá permanecer por até no máximo 3 horas. Segundo Guilherme Rocha, gestor do Consórcio Amazônia, a rotatividade dos veículos proporcionará aproximadamente 20 mil oportunidades de estacionamento por dia, nas citadas ruas. "esse modelo vai contribuir muito com o ordenamento do Centro da cidade, democratizando o acesso às vagas de estacionamento. Manaus está recebendo o mais moderno sistema disponível para estacionamento rotativo", ressaltou.

O Zona Azul funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h e aos sábados das 7 às 17h, o valor é de R$ 3,00 a cada hora, e o pagamento  será feito através do portal www.zamanaus.com.br ou pelo aplicativo "Zona Azul", disponível no Google Play ou Apple Store e aos domingos não haverá cobrança de taxa.

Cada vaga é dotada de sensor que vai detectar a hora em que o veículo estacionou, os sensores estarão funcionando a partir do dia 17 de fevereiro, quando passará a vigorar a cobrança, mas, o sistema em execução vai resultar em uma arrecadação municipal de 11% da receita bruta, que serão transferidos para investimentos no trânsito da cidade, disse Marcos Rotta.

O motorista que ultrapassar o prazo máximo de permanência de três horas poderá ter o veículo autuado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). “Conforme o CTB, artigo 181, inciso XVII, estacionar em desacordo com a regulamentação é uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23, e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Com essa infração, inda cabe a remoção do veículo para o parqueamento da prefeitura” alertou Franklin Pinto, diretor presidente do Manaustrans, em entrevista ao O Lojista.

Para o vice-prefeito, Marcos Rotta, “Esse novo e moderno sistema de estacionamento rotativo vem democratizar as vagas no centro da cidade para que turistas, trabalhadores e consumidores possam encontrar vagas no Centro. Por isso, o prefeito Arthur Virgílio Neto determinou que nos primeiros trinta dias haja apenas uma orientação e não haja a cobrança do Zona Azul”, disse o vice-prefeito.

A organização dos estacionamentos, no Centro, é uma demanda antiga das entidades de classe do comércio. Ao longo dos anos, muitos consumidores deixaram de ir ao Centro para fazer compras, devido à dificuldade de estacionar, esse fator faz com que a demanda de vendas caia, prejudicando os lojistas, mesmo com as promoções, os consumidores se viam impossibilitados de frequentar o Centro.

A presidente da FMS, Elisabeth Valeiko Ribeiro, lembrou que a prefeitura teve preocupação com o lado social dos flanelinhas que trabalham nas ruas do Centro. "Por isso, agora passam a ser chamados de monitores, e os que não foram aproveitados no sistema vamos elaborar um projeto para colocá-los no mercado de trabalho", garantiu.