Not?cias

05.01.2018

CDL Manaus e FCDL Amazonas projetam saldo positivo

Compartilhe: WhatsApp

Em 2017, os lojistas da capital trabalharam incansavelmente para manter seus negócios abertos e ajustar as financias diante da crise. A expectativa é que neste novo ano a economia volte a crescer e que registrem um saldo mais positivo. As informações são dos presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Azury Benzion Manoa.

 

Na avaliação de Assayag, o passado foi de muita dificuldades, mudanças e sustos positivos e negativos. “Tivemos preocupação quanto a acreditar ou não no governo, tivemos uma eleição para governador do Estado fora de época e toda essas incertezas afetam os consumidores e o próprio comércio”, pontou.

 

Segundo o presidente da CDL Manaus, o ano de 2017 foi pouca coisa melhor que o ano anterior, mas não foi um bom ano para o comércio. “Em 2017, foram 8 mil trabalhadores demitidos, quase 700 lojas foram fechadas. Entretanto, no final de 2017 as demissões pararam um pouco e o setor do comércio voltou a negociar novas lojas r abrir algumas vagas”, afirmou.

 

De acordo com Ralph o bom momento do final do ano passado deve se prolongar por 2018. “Acredito em menores taxas de juros, novos negócios e novos empregos. Devemos lembrar que a indústria deu uma recuperada, o que fortalece a credibilidade para novos investimentos e empregos. Outro detalhe é a confiança no governo federal se é um balizador, bem como um bom resultado em relação as mudanças previdenciária”, detalhou Ralph explicando que se o governo conseguir aprovar mudanças na previdência haverá mais dinheiro para o Estado para investir em novos projetos ou em projetos em andamento.

 

Vale lembrar que, no final de 2017, o comércio ofertou cerca de 2 mil vagas temporárias. Com índices positivos na economia parte serão contratados e ao longo do ano novos postos de trabalhados deverão ser abertos.

 

O presidente da FCDL Amazonas disse, também, que, em 2017, alguns segmentos encerram o ano com saldos mais positivos é o caso do setor de automóveis, caminhões e ônibus e até o setor de supermercados. “Ainda assim, 2017 não foi um ano bom. Acreditamos que em 2018 com o Produto Interno Bruto (PIB) positivo a economia não vai piorar. A saída da recessão é lenta, temos ainda mais um ou dois anos de recuperação”, pontou.

 

 Projeção

 

De acordo com projeções da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a economia brasileira deve sair da recessão este ano e aumentar o ritmo de crescimento em 2018 e 2019. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no País) no ano passado permaneceu em 0,7%.

 

Para 2018, a projeção subiu de 1,6% para 1,9%. Para a organização, em 2019 a economia vai crescer mais, chegando a 2,3%. Em 2016, a economia brasileira registrou retração de 3,6%.

 

Em dezembro, segundo o governo Federal, analistas das instituições financeiras passaram a projetar um crescimento mais forte da economia brasileira. A expectativa dos especialistas é que o PIB avance 0,91% em 2017, ante estimativa anterior de 0,89%.

 

Para 2018, as projeções apontam para um crescimento de 2,62% da economia brasileira. Anteriormente, essa estimativa estava em 2,60%. Os números fazem parte do Boletim Focus, documento semanal elaborado pelo Banco Central com estimativas de cerca de 100 analistas, e divulgado no dia 11 de dezembro.

 

Agência CDL 

 

 

Newsletter

Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015