12.09.2018

Eduardo Braga debate economia do Amazonas em almoço com lojistas

O senador, candidato a reeleição, apresentou suas propostas evidenciando a desburocratização como meta para o progresso

O primeiro a participar do ciclo de reuniões com os candidatos ao Senado, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) na tarde desta terça-feira (11), foi o senador Eduardo Braga (MDB), que concorre à reeleição. Braga iniciou sua fala destacando a importância da reforma política e dos entraves da desburocratização no Estado.

“É impossível fazer política no Brasil sem uma reforma”, afirmou o senador, dizendo que um dos papéis fundamentais para o incentivo na geração de emprego no Amazonas, é através do apoio por parte do governo, aos projetos que fomentem a econômica na região, e ainda, desburocratizar as criações e ampliações de novas empresas no Estado.

Um projeto citado por ele, foi o Liquida Manaus, que na edição de 2010, em 15 dias, gerou cerca de 4,5 mil empregos na capital, aumentando as vendas do comércio em 17%.

Vindo ao encontro dos anseios do comércio do Amazonas, Eduardo Braga acredita que o Polo Industrial de Manaus (PIM) precisa de incentivos, com a fabricação de produtos como lâmpadas de led e placas de energia solar. “É preciso trazer uma nova fronteira de produtos para o Polo Industrial para que nós possamos retornar a geração de emprego, o que vai impactar diretamente no comércio”, explicou.

A ampliação da Zona Franca de Manaus (ZFM) para a região metropolitana e cidades-polo, também foi abordada pelo senador. “Há como gerar empregos, o que precisamos é de um plano estratégico e de uma ação segura nesse contexto. Existem produtos que podem ser agregados à Zona Franca, produtos inclusive da biodiversidade. Rio Preto da Eva é uma grande potência na produção de Laranja. Podemos dar incentivos aos produtores de laranja para que eles possam engarrafar o suco de forma pasteurizada para maior durabilidade e que ele possa ser consumido na merenda escolar em Manaus, por exemplo”, afirmou.

A privatização da Amazonas Energia, foi outro tema discutido no encontro. O candidato disse que no dia 5 de setembro, o tema esteve em debate no Senado Federal. Um acordo costurado politicamente conseguiu adiar o leilão da empresa, previsto inicialmente para 26 de setembro. A façanha do senador Eduardo Braga foi articular a aprovação de uma emenda que, em resumo, exclui a distribuidora do atual programa de desestatização. De acordo com Braga, o leilão deve ocorrer após as eleições.

Quem também esteve presente no almoço, foi a Deputada Estadual, Alessandra Campêlo (MDB). A candidata à reeleição, em seu discurso, falou sobre as principais pautas relacionadas ao comércio levadas a Assembleia Legislativa no decorrer dos quatro anos de mandato. “Eu tenho muito orgulho de receber cumprimento de pessoas como vocês, que fazem a economia rodar, que geram quase 400 mil empregos diretos de carteira assinada no nosso Estado. Eu sempre bato na tecla de que nós temos que defender o Polo Industrial de Manaus, mas jamais esquecer do comércio, que é quem gera a maioria dos empregos diretos no Amazonas, enquanto que o PIM gera hoje, menos que 100 mil postos de trabalho”, enfatizou Campêlo.