29.08.2018

Wilson Lima apresenta propostas de governo a empresários do comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), no início da tarde de hoje (29), deu início ao ciclo de reuniões com os candidatos ao Governo do Amazonas, realizado sazonalmente durante os pleitos. Os candidatos Wilson Lima (PSC), o Defensor Carlos Almeida (PRTB), acompanhados do candidato a Senador Luiz Castro (Rede); foram os primeiros a serem recebidos pela entidade.

Wilson Lima disse estar fazendo uma campanha com foco na preocupação com todos os setores que estimulem a economia do Estado. “Estamos conversando com todos os setores da comunidade para que nós possamos fazer um governo participativo. O comércio é um ente muito importante nesse processo, até porque produz riqueza, são esses empresários que sustentam a economia junto com a indústria. É importantíssimo ouvi-los e saber, saber das necessidades, fazer com que eles possam continuar investindo e gerando emprego e renda”, comentou Lima.

“Nós montamos uma coligação que representa a mudança, o novo, pessoas que têm a liberdade para fazer as mudanças necessários. Dentre o nosso plano está criar uma secretaria de planejamento com independência técnica, além de uma Secretaria de Ciência e Tecnologia que possa tomar essas decisões de forma acertada, e claro, todas que de alguma forma possa afetar o comércio, nós vamos consultar os principais interessados, como a CDL e outras entidades de classe”, ponderou.

Lima falou ainda que quer liderar o processo de união dos governadores do Norte, para blindar a Zona Franca de Manaus (ZFM) e garantir uma economia sólida para o Amazonas.

Durante a reunião, o candidato falou sobre o fortalecimento dos setores primários, além do investimento no ecoturismo e no polo naval. “É redundante falar que nós temos riquezas naturais ao nosso dispor, mas o que quero abordar é que ninguém ainda se preocupou em usá-las de maneira correta. Não podemos ser reféns do modelo ZFM e ficar expostos a ataques esporádicos como o caso dos polos concentrados”, afirmou.

Na segurança pública o plano do candidato propõe elaborar, aprovar e implementar o Sistema de Planejamento e Inovação da Gestão Pública Estadual, com foco sistêmico e perene para a preparação, efetivação e avaliação das políticas públicas e do processo organizador da expansão urbana, em permanente interação com a sociedade civil.

Ainda entre pontos importantes na proposta de governo de Lima, está a revisão de todos os contratos na Secretaria de Saúde do Estado (Susam) e Fundações, especialmente aqueles relacionados à terceirização de mão de obra e serviços, afim de identificar excessos e otimizar os recursos.