Not?cias

30.04.2018

Comércio é destaque na geração de emprego

Compartilhe: WhatsApp

Em âmbito nacional, o País registrou a abertura de 56,1 mil novos postos e trabalho

 

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgou pesquisa que aponta o comércio como um dos setores que mais admitiu em março. No total, foram criados 588 novos empregos no Amazonas. O resultado representa um avanço em relação a fevereiro, quando foram criados apenas 55 postos de trabalho.

 

Com mais de 600 empregos criados no Brasil, o setor que mais ofereceu oportunidades foi o de serviços, demonstrando um crescimento efetivo este ano. Entretanto, a maior recuperação em relação ao mês de fevereiro foi verificada no comércio, que registrou saldo positivo de 79 em março, contra a perda de 368 empregos no mês anterior.

 

O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Raul Andrade, disse que a reação ainda é pequena. “Na verdade a gente precisava de uma reação muito maior e ela não está acontecendo, infelizmente”. comentou, concluindo que essa tendência de altos e baixos está sendo percebida principalmente, no início de 2018.

 

Diferente do comércio, nem todos os setores conseguiram fechar o mês de forma positiva, a indústria teve uma grande queda em março, com 203 empregos a menos, após de liderar a geração de postos de trabalho em fevereiro.

 

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, esta é uma realidade antiga no setor. “O Caged está expondo a realidade do setor: nós estamos em plena crise”, disse.

 

Por outro lado, a tendência para os próximos meses deve ser o aumento de vagas. “Daqui a dois meses vamos ter uma melhoria no polo eletrônico com a contratação de colaboradores temporários em razão da Copa do Mundo e da compra de novos televisores”, afirmou Antonio.

 

Nacional

 

O País registrou a abertura de 56,1 mil novos postos e trabalho, um aumento de 0,15% em relação ao estoque de fevereiro. O resultado é decorrente de 1,34 milhão de admissões e de 1,28 milhão de desligamentos.

 

Seis dos oito principais setores econômicos tiveram saldo positivo. O principal deles foi o de serviços, com a criação de 57,3 mil novos postos.

 

A indústria de transformação foi o segundo setor com melhores resultados (+10.450 postos), com um acréscimo de 0,14% sobre fevereiro.

 

Agência CDL 

 

 

Newsletter

Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015