29.01.2018

Tarifa branca de energia prejudica empresários do Amazonas

Desde o dia 1º de janeiro, a tarifa branca de energia está em vigor e o objetivo era apresentar economia na conta de luz para consumidores. No entanto, com a falta de orientação e treinamento, a classe lojista empresarial do Amazonas teve surpresas nas contas do mês de janeiro. O que era para ser mais barato, teve aumento significativo nas faturas.

O presidente da Câmara de dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, disse que a nova formatação da conta de luz está difícil para todos os empresários entenderem e saberem sobre o real consumo de energia durante o mês. “Não fomos comunicados, nem treinamento para essa nova modalidade de cobrança. Ficou impossível ler uma conta de energia, uma vez que não especifica o consumo real utilizado. Pedimos aos órgão fiscalizadores, como o Procon, que verifiquem um novo modelo de extrato que seja mais claro e legível”, comentou Assayag.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) alertou que a conta poderia ficar mais cara para aqueles que aderirem à nova tarifa, porém, se continuarem a usar chuveiro elétrico, ar-condicionado, ferro de passar e máquina de lavar roupa nos horários de pico – quando há mais consumo de energia e custo maior.

A nova modalidade de tarifa de energia está disponível para consumidores com média mensal superior a 500 quilowatt/hora (kWh) e para novas ligações. A tarifa branca mostra a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo e será oferecida para unidades consumidoras atendidas em baixa tensão, como residências e pequenos comércios.

De acordo com a Aneel, não há uma fórmula nacional de horários e dias em que a energia custa mais barato. Cabe a cada uma das 69 concessionárias de energia elétrica definir os valores a serem cobrados dos clientes que aderirem à tarifa branca. Para aderir à tarifa, é necessário comunicar à concessionária, que terá prazo de 30 dias para mudar o medidor de energia.

Cuidados

Antes de aderir à tarifa branca, a recomendação é que o consumidor faça simulações e conheça seu perfil de consumo. Para conseguir reduzir a conta de luz, é preciso se informar sobre qual é a faixa de horário mais barata, cobrada pela concessionária. Isso pode ser feito de forma direta, com a própria empresa, ou por meio do site da Aneel, onde também é possível fazer simulações de consumo para ver qual é o modelo mais adequado para cada perfil de consumidor.

Uma outra referência que pode ajudar na decisão é o histórico do consumo médio dos últimos 12 meses, disponível na fatura da conta de luz.

O consumidor deve levar em conta também se, em casa, tem muitos aparelhos ligados 24 horas por dia – caso de geladeiras, freezers ou equipamento de segurança eletrônica, por exemplo. Nesses casos, pode não ser tão interessante a mudança para a tarifa branca.

Impactos

Entidades do setor energético avaliam que a tarifa branca pode significar queda do faturamento das concessionárias, e levar a um aumento do preço da energia elétrica em futuras revisões tarifárias.

“Não dá para calcular em termos de reais [valor monetário] por enquanto. O que se sabe é que haverá impacto. Se quem aderir [à tarifa branca] tiver benefício tarifário, de forma a pagar menos pela energia consumida, isso certamente vai diminuir também a receita das distribuidoras. Havendo essa queda de faturamento, a tarifa terá de ser recalculada, de forma a compensar essa perda”, disse o presidente da Abradee, Nelson Leite.

O presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace), Carlos Faria, disse que o consumidor pode ser penalizado no futuro. “Em outras palavras: se o consumidor for competente, fizer o dever de casa e se adaptar aos horários mais baratos, ele poderá ser afetado posteriormente com o aumento do custo da energia, na revisão tarifária seguinte”, alertou.

Para mais informações sobre a tarifa branca, o consumidor pode consultar o site da Aneel.