05.01.2018

Mais de 44 mil pessoas deixaram a inadimplência

Mais de 44 mil pessoas deixaram a lista de maus pagadores no último trimestre de 2017. Na avaliação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assyag, o resultado é positivo visto que o setor teve um ano de recessão.,

No ano passado, segundo dados da CDL Manaus, a inadimplência subiu muito, o índice saltou de 3.2 a 4.8, Devido ao endividamento, parte dos devedores buscaram negociar suas dividas e pagar suas dívidas. “Com o dinheiro extra do pagamento das contas inativas do FGTS muitos consumidores tiveram um recurso extra para pagar dívidas”.

Somente no Amazonas, por exemplo, 28.479 trabalhadores tiveram o direito ao saque, segundo informações da Caixa Econômica Federal. Juntos, eles tiveram o direito a receber R$ 28.905.660,13 das contas inativas.

Em outubro, também, pensando em auxiliar os inadimplentes a CDL Manaus lançou a campanha ‘A 'Limpe seu Crédito e Faça seu Nome Brilhar', onde os consumidores puderam negociar dívidas sem juros e multas. De acordo com Assyag, mais de 44 mil pessoas participaram da ação e deixaram de ter o nome ‘sujo na praça’.

Nacional

Dados divulgados em dezembro apontam que o número de devedores no Brasil ficou estável em novembro em relação a outubro, com uma variação de 0,15%. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, a alteração foi maior, de 0,23%. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

No total, são 59,9 milhões de pessoas com contas em atraso ou nomes negativados, aqueles incluídos em cadastros de devedores. Esse número representa 39,5% da população com idades entre 18 e 95 anos.

A inadimplência é maior entre brasileiros de 30 a 39 anos. Em novembro, 49% das pessoas nesse grupo estavam nessa condição. Na comparação por faixas etárias, em seguida vêm as de 40 a 49 (47%), 25 a 29 (46%), 65 a 84 anos (31%) e 18 a 24 anos (21%).

Entre as regiões, a Norte apresenta maior taxa de devedores, com 46% dos cidadãos residentes nos estados nessa condição. A segunda região com maior índice de pessoas inadimplentes é a Centro-Oeste (44%), seguida pela Nordeste (42%) e Sudeste e Sul (37%).