29.01.2018

Lojistas encerram dezembro com saldo positivo nas vendas

As vendas de final de ano ficaram positivas dentro da previsão de crescimento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus). Os lojistas registram alta de cerca de 5% nas vendas em vários segmentos do setor varejista.

De acordo com a pesquisa da CDL Manaus, mais de 900 mil trabalhadores receberam o 13º em dezembro de 2017, o que contribuiu para a alta no comércio. Foi investido cerca de R$ 2 bilhões na economia local, por conta do salário extra. A maioria dos trabalhadores utilizou o recurso em diversos segmentos do comércio calçadista, vestuário, de supermercado, entre outros.

Segundo a pesquisa, quase a metade dos entrevistados (46,90%) pagaram suas compras com dinheiro e compraram no Centro de Manaus e outra parte (43,95%) pagou utilizando o cartão de débito e, também, fizeram compras no Centro.

Segundo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Azury Benzion Manoa, as vendas de dezembro foram positivas para os lojistas, em relação as vendas de dezembro de 2016.

A CDL Manaus afirma, ainda, que os lojistas afirmam que o ano de 2017 foi mais positivo para o setor se comparado ao ano de 2016. A expectativa é que o saldo no azul se prolongue por todos os meses de 2018.

Liquidações

O presidente da FCDL acrescentou que as vendas de janeiro, também, agitaram o comércio que apostou em estratégias para atrair o público. “Em janeiro começam as tradicionais liquidações de ponta de estoque e mudança de coleção no setor de moda. Este ano estamos vendo outros segmentos aderindo ao período de liquidação, principalmente, dentro dos shoppings que realizaram ações programadas”.

Azury reforçou que, neste período do ano, as vendas são mais aquecidas para lojistas que atuam nos segmentos de papelarias e livrarias.

Emprego

Sobre contratação no período de final de ano, o presidente afirmou que foi feito o primeiro teste já com as novas regras trabalhistas. “Ainda não fechamos o número, mas pelo que conversamos informalmente muitos empresários ainda estão mantendo parte dos contratados no novo regime aproveitando para dar algumas folgas e férias a alguns funcionários mais antigos e, com isso, acabam tendo mais tempo para avaliar os novatos. Isso não ocorria antes devido ao encerramento do tempo de 90 dias do contrato de experiência”, pontuou.