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05.01.2018

Belas vitrines e promoções atraem consumidores no início do ano

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As vendas em alguns setores do comércio no início do ano tendem a ficar mais baixa, após a ressaca de Natal. Os lojistas precisam ser criativos e apostarem em liquidações, em boas vitrines, entre outras estratégias para continuarem as vendas. O especialista em Qualidade de Serviço, consultor e professor da Universidade de Tecnologia do Varejo (UTV), Dinarte Fernandes, reforça como atrair os consumidores neste início de ano.

 

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Azury Benzion Manoa, afirma que essa ressaca de Natal deixa mesmo alguns segmentos com as vendas mais fracas. “No setor de confecções e calçados os lojistas, por exemplo, nesta época do ano, fazem mudanças de coleção, então, acabam tendo liquidações, o que é um atrativo para os consumidores”, detalhou.

 

Dinarte Fernandes pontou que comercialmente janeiro é um mês de baixo movimento na maior parte dos segmentos.  Essa sensível queda na demanda exige maiores esforços, principalmente, no que tange a qualidade do serviço, uma vez que a concorrência direta também vai aumentar. É de suma importância ter uma prestação de serviço diferenciada. “Para obter bons resultados o primeiro passo é se conscientizar que se trata de um período sazonal e que este exige uma estratégia específica”, ressaltou. 

 

O especialista disse também que é necessário manter a equipe motivada, qualificada e proativa, uma vez que os colaboradores precisam estar entusiasmados para vender de forma efetiva e apresentar um resultado positivo.

 

Vitrine e vendedores

 

Um ponto chave para atrair os clientes é ter uma boa vitrine. “Amor à primeira vista” essa é a sensação que a vitrine tem que causar no cliente. Ela deve conter uma prévia dos melhores produtos que serão encontrados no interior da loja combinados de maneira elegante, harmoniosa e equilibrada, que destaque produtos em promoção ou lançamentos”, destacou o consultor. Segundo ele, é essencial definir bem o estilo a ser apresentado na vitrine, baseando-se no público alvo a fim de proporcionar a identificação visual dos mesmos.

 

Outro diferencial é ter uma equipe preparada para prestar um bom atendimento. Com a concorrência cada vez mais acirrada entre as lojas que disputam uma mesma fatia do mercado, a qualidade do atendimento é um diferencial competitivo, pois através dele pode se conquistar o encantamento do cliente. “Este encantamento não vem por acaso, é resultado da perfeita combinação de uma equipe de vendas qualificada e a sequência de atitudes orquestradas que proporcionem ao cliente a melhor experiência de compra possível, com agilidade, eficiência e superação de expectativas”, pontuou Dinarte.

 

As promoções e liquidações são ferramentas que estimulam os consumidores a escolher determinado produto ou empresa em troca de benefícios.  Por isso, escolher itens para fazer promoções e liquidações também ajuda a atrair mais clientes. O consultor afirma que “normalmente as promoções geram resultados positivos no que se refere à fixação da marca e/ou produto na lembrança dos consumidores e, consequentemente, se tornar preferência para ele. As promoções e/ou liquidações precisam transmitir confiança e segurança aos consumidores, dessa forma o produto ou marca com certeza vai ocupar um lugar de destaque e preferência em sua mente, criando assim um cliente fiel”, aconselha. 

 

Vale lembrar que, apesar do início do ano ser um mês de baixa vendas para alguns setores, outros aguardam ansiosamente pelos meses de janeiro e fevereiro. O presidente da FCDL destacou os segmentos e papelarias, livrarias e alguns itens de supermercados que acumulam maior volume de vendas nesta época do ano, e cidades que vivem do turismo, como as do Nordeste, que apostam nos serviços ligados ao turismo.

 

Agência CDL

 

 

 

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