27.10.2017

Centro Histórico é tema em debate entre representantes do comércio, indústria e Implurb

Líderes do comércio, indústria e representantes da prefeitura de Manaus, dentre eles, o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Enio Luiz Ferrarini, estiveram em Reunião Ordinária na noite ontem (25), na sede da Associação Comercial do Amazonas (ACA), para discutir sobre a mobilidade urbana e prédios históricos do Centro Manaus.

O encontro contou a presença do diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus (Implurb), Cláudio Guenka, para acompanhar a apresentação do novo projeto ‘Manual de Placas’, que objetiva padronizar tamanhos e modelos de placas de estabelecimentos comerciais no Centro da capital, além de revitalizar prédios da Belle Époque que ainda existem nessa região.

O projeto foi apresentado pelo arquiteto e diretor de planejamento do Implurb, Laurent Troost, detalhando através de slide, quais os benefícios trazidos tanto para parte visual, quanto para a revitalização de empreendimentos deteriorados que estão localizados naquela área.

Segundo ele, o projeto destaca a padronização das faixadas dos estabelecimentos comerciais, além dos adesivos de promoções que, também serão revistos de acordo com a proposta do manual. “Entre as propostas contidas no projeto, está o protótipo das bancas de revistas da Avenida Eduardo Ribeiro e os parâmetros para instalações de toldos em frente as lojas. Tudo isso faz parte do novo plano que objetiva dar celeridade e uma nova cara ao Centro Histórico de Manaus”, disse.

O arquiteto mostrou ainda, uma comparação feita em um prédio histórico nos anos de 2003, 2014 e 2017. Constatou-se que houve melhora tanto no visual, quanto na parte de mobilização, envolvendo calçadas e infraestrutura.

O novo Manual de Placas e de Mobilização, abrange toda a área central de Manaus e tem orçamentos tanto de iniciativas públicas, quanto privadas. Um estudo de caso feito pelo Implurb mostrou que se um prédio histórico de cerca de três andares passasse por uma reforma, o custo da obra sairia a cerca de R$ 43.600,00. Para custear a reforma, o empresário com o apoio do Implurb, poderia montar um anuncio publicitário de empresas patrocinadoras durante a obra, com isso dependendo da quantidade de anunciante e o modelo de propaganda, pagaria a revitalização em até seis meses. Dentre as publicidades a serem usadas, estão: lona perfurada, tapume e painéis de led.

O diretor-presidente do Implurb, Cláudio Guenka, reconheceu que muitas providencias devem ser tomadas, dentre elas a de reabitação do Centro e a invasão nos prédios abandonados do local. “Seis andares do prédio do Ministério da Fazenda do Governo Federal estão invadidos. De quem é a responsabilidade? Do Implurb e Corpo de Bombeiros, quer dizer, se nós não nos unirmos e tomarmos uma atitude, isso vai se tornar corriqueiro. Se nós não planejarmos para combater esse tipo de caso, o Implurb será responsável por isso também”, disse Guenka.

Diversos questionamentos envolvendo o tema foram relatados pelos participantes durante a reunião. “Eu sou do tipo de pessoa que gosta muito do diálogo e por este motivo concordo com muitos questionamentos feitos por vocês, espero que possamos tomar atitudes quanto as araras de lojas, os ambulantes, camelôs, que por enquanto ainda há uma desarmonia entre Implurb, Sempab e Semef. Existe sim esse tipo de irregularidade, mas cabe a nós, que estamos à frente da prefeitura, se isso for um pecado, eu quero pecar dessa forma, de procurar o secretário de Fazenda para pedir essa união. Por este motivo, destacamos uma nova forma de pensar tentando colaborar com essas questões pra ver se a gente sai dessa imersa e vaidades que existem entre os poderes, e trabalharmos em prol dos lojistas e da população em geral”, ponderou.

Novos parâmetros para publicidade

Os imóveis deverão preservar todos os elementos decorativos que façam parte da estrutura original das fachadas, como os gradis, vergas ou molduras, letras originais com nome do edifício e outros.

Será proibida a publicidade caracterizada como “lambe-lambe”, geralmente colada, adesivada ou pintada diretamente em muros, paredes frontais e calçadas.

Dentre outros assuntos discutidos, estiveram isenção de IPTU, poluição visual da rede elétrica, acessibilidade, estacionamentos, Proposta de IPTU, a poluição visual dos fiose e cabeamentos elétricos.