08.09.2017

Amazonas: Saque do FGTS supera os R$ 360 milhões

No Amazonas, foram pagos R$ 368,1 milhões referentes a contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) até o dia 10 de agosto, segundo a Caixa Econômica Federal. O prazo encerrou no dia 31 de julho, mas serão atendidos, até 2018, os trabalhadores que não têm possibilidade de ir até as agências Caixas.

Só no último lote, mais de 28 mil trabalhadores no Estado poderiam fazer o saque. No período total, 341.206 pessoas tiveram direito de sacar valores das contas inativas contempladas pela Lei 13.446/17. Desse número, 282.416 trabalhadores usaram o benefício.

Em todo o País, mais de R$ 44 bilhões relativos às contas inativas do FGTS foram pagos, até o último dia 7 de agosto. Isso representa 88% do valor atualizado disponível, de R$ 49,8 bilhões. Segundo o banco, a medida beneficiou mais de 25,9 milhões de trabalhadores.

Os saques foram feitos entre 10 de março e 31 de julho, apenas de contas que foram desativadas até 31 de dezembro de 2015. Mais de 31 milhões de atendimentos presenciais foram feitos nas agências.

Prorrogação

Segundo a Caixa Econômica, quem comprovar que estava impossibilitado de sacar no período estabelecido, como no caso de presos e de doenças graves, poderá retirar o recurso até o dia 31 de dezembro de 2018.

Exceto nesses casos, quem perdeu o prazo, só poderá usar os recursos nas situações previstas anteriormente, como a compra da casa própria, aposentadoria, em caso de demissão sem justa causa, quando a conta permanecer sem depósitos por três anos ou no caso de algumas doenças.

Mais de 6,7 milhões de trabalhadores deixaram de sacar R$ 5,8 milhões. Segundo a Caixa, 80% dos trabalhadores que não fizeram o saque tinham valores menores que um salário mínimo.

No caso de beneficiário que não retirou o dinheiro até o prazo final, o valor voltará para a conta do FGTS e ele só conseguirá sacá-lo se estiver enquadrado nas hipóteses que permitem o saque do FGTS.

Comércio

Na avaliação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, a liberação dos recursos para os trabalhadores têm auxiliado, também, o setor do comércio.

Segundo Assayag, além de quitar débitos com o comércio em aberto, os trabalhadores estão retomando, aos poucos, a comprar nas lojas de Manaus. “A liberação do recurso do FGTS foi bom tanto para os trabalhadores, quanto para os lojistas. Esperamos que a economia volte a crescer no nosso País e no Amazonas”, pontuou.