15.08.2017

Inadimplência tem queda no Amazonas

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) encerrou o mês e junho com uma taxa de inadimplência de 4.1%, uma queda se comprado a meses anteriores em que a taxa chegou a 4.5%, no Estado. Segundo o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, o mesmo deve ser registrado assim que os números de julho forem contabilizados e a expectativa é que a taxa de inadimplência siga registrando queda nos próximos meses.

Atualmente, no Amazonas, há 375 mil pessoas com os CPFs negativados. “Apesar do alto número de inadimplentes, esse número vem diminuindo deste o início do ano. Resultado de que houve uma paralisação nas demissões e a economia parece estabilizada”, avalia o presidente da CDL Manaus, acrescentando que “espera que as questões políticas não atinjam a economia”.

Outro fator que contribuiu para a diminuição da taxa de inadimplência, no Amazonas, tem a ver com a liberação do saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). De acordo com a Caixa Econômica, cerca de 272,29 mil trabalhadores sacaram os recursos disponíveis nas contas inativas no Estado, até a segunda quinzena de julho. O valor injetado na economia chegou a R$ 354,25 milhões.

“Muitos consumidores sacaram esse recurso para quitar dívidas e isso é muito bom para que voltem a ter crédito e para o lojista que acumulava perda referente aos débitos. Também, volte a operar no azul”, disse Assayag. Outra boa notícia é que o Governo Federal já está efetuando, todo dia 15, o referente ao Imposto de Renda (IR) que, também, é utilizado no comércio.

Nacional

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) estimam um total de 59,76 milhões de pessoas físicas negativadas no País, ao final de junho – um saldo de 1,5 milhões de nomes incluídos nas listas de negativação ao longo do primeiro semestre de 2017. O número reflete as dificuldades que o cenário de desemprego elevado impõe às famílias. O número representa 39,6% da população com idade entre 18 e 95 anos. Em junho do último ano, a estimativa apontava a marca de 59,1 milhões de inadimplentes.

2018: Salário-Mínimo será de R$ 979

No último dia 13 de julho, foi anunciado o novo salário-mínimo que entra em vigor em 2018, que passou de R$ 937 para R$ 979 e terá impacto de R$ 12,7 bilhões nas contas do governo no próximo ano. Na prática, o aumento para os trabalhadores é de R$ 42. Os dados são da Agência Brasil, com base em estimativas do Anexo de Riscos Fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada pelo Congresso Nacional.

A LDO define os parâmetros e as metas fiscais para a elaboração do Orçamento do ano seguinte. Por determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, contém um anexo com os riscos para as contas públicas no curto e no longo prazo. De acordo com esse relatório, cada R$ 1 de aumento no salário-mínimo tem impacto de R$ 301,6 milhões nos benefícios previdenciários, sociais e trabalhistas pagos pelo governo.